quarta-feira, 24 de maio de 2017

Bolo de banana

E eu falo, falo, falo que vou fechar a boca, mas aí bate a vontade de comer um bolo e pá! Já era!

E desculpas não faltam! Dessa vez foram 4 bananas que eu tinha em casa suuuper maduras e que seria um desperdício irem pro lixo!





Juntando o útil ao agradável: Bolo de banana!

A receita é adaptada de uma receita deliciosa de uma amiga e ficou simplesmente divino! Como eram poucas bananas, fiz um bolo pequeno, em uma assadeira de 20cm de diâmetro, então, pra quem mora sozinho ou em dupla é a pedida ideal!

Bata no liquidificador 2 ovos, 1/4 de xícara de chá de óleo, 4 bananas prata bem maduras e 1 xícara de chá de açúcar. Em seguida, despeje a mistura em um bowl e acrescente 1 xícara de chá de farinha de rosca, 1 colher de sobremesa de canela em pó e 1/2 colher de sopa de fermento em pó. Misture delicadamente, o suficiente apenas para incorporar os ingredientes. Leve para assar em forma untada e enfarinhada, forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos, ou até passar no teste do palito.



Com o bolo ainda quente, polvilhe açúcar e canela a gosto!

Acompanhando um chá, faz qualquer dia cinza ficar lindo!!

terça-feira, 23 de maio de 2017

Pavê de Amendoim

Mês de junho chegando e eu já estou focada na paçoca!

Então, pra dar início aos trabalhos, um pavê de amendoim pra ninguém botar defeito!




Comece colocando 2 latas de creme de leite na geladeira por 1 hora ou no freezer por 30 minutos. Vamos então ao creme: Em uma batedeira coloque 4 gemas coadas (Lembre-se de não raspar o fundo da peneira com a colher, pra evitar o cheiro de ovo!), 2 xícaras de chá de acúcar e 100g de manteiga sem sal. Bata bem esses ingredientes, até formar uma mistura clara e fofa. Em um prato fundo, coloque o soro retirado das duas latas de creme de leite e reserve. Incorpore o creme de leite à mistura da batedeira e acrescente 1 xícara de chá de amendoim torrado e moído. Se quiser, pode substituir por 10 paçocas esfareladas, mas aí o ideal é usar 1 xícara e meia de acúcar, somente.

Vamos montar o pavê. Para isso, você precisará de 300g de bolacha maisena. Em uma travessa, coloque uma camada fina do creme. Em seguida, passe os biscoitos, um a um, pelo soro reservado e disponha, organizdamente, sobre o creme. Coloque, então, mais uma camada do creme de amendoim. Vá intercalando, creme e bolacha umedecida até acabar, lembrando-se que a finalizaçao é com uma camada de creme. Polvilhe amendoim moído ou paçoca esfarelada, leve à geladeira e sirva bem geladinho!


Uma dica é fazer de um dia para o outro, pois assim a bolacha amolece e fica simplesmente fantástico!!!

E viva São João!!!

sábado, 29 de abril de 2017

Requeijão cremoso temperado

Pense num negócio bom demais pra passar em pães, torradas e petiscos, de forma geral!




Ideal pra receber amigos em casa, esse requeijão temperado é mega fácil de fazer e faz bonito demais na mesa!

Você vai precisar de um requeijão cremoso redondo - tipo catupiry, sabe?!
Coloque o potinho no freezer por cerca de 30 minutos, para que o requeijão fique mais firme. Após, com a ajuda de uma faquinha, vá descolando as laterais do requeijão, para que ele se solte da vasilha. Separe um pedaço de papel alumínio e coloque o requeijão (O papel deve ter tamanho suficiente para embrulhar o requeijão). Depois de desenformá-lo, corte-o na horizontal, fazendo 2 camadas. Sobre a primeira camada, salpique páprica doce, pimenta calabresa (cuidado!) e orégano. Coloque alho poró picadinho (eu usei cerca de 10cm do talo) e 10 azeitonas pretas picadinhas. Coloque a outra parte do requeijão e embrulhe no papel alumínio. Deixe na geladeira até a hora de servir. 
Na hora de servir, desembrulhe o requeijão e coloque-o em um prato. Regue com azeite extra virgem e voilà!

Corte as fatias e coloque sobre o pão ou torrada! Maravilhoso, pode acreditar!

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Costelinha suína com molho agridoce

Perdi o medo e fiz, pela primeira vez, uma costelinha suína! Apesar de saber que não era difícil, sempre tive um pouco de receio que não ficasse boa e tals...
Mas criei coragem e fiz assim:




Temperei uma peça de mais ou menos 2kg de costelinha com 2 colheres de sopa de sal, 3 dentes de alho, 1 cebola em rodelas finas, pimenta do reino, caldo de 1 limão e 1 copo de vinho branco. Deixei marinar, dentro da geladeira, do dia para a noite. Passado este período, coloquei em uma assadeira com o caldo, cobri com papel alumínio e levei ao forno médio por 1 hora, mais ou menos. Assim que estiver cozido, retire o papel alumínio, para que a costela fique dourada. 

Para dar um tchan, preparei um molho agridoce bem gostoso: Em uma panela, leve ao fogo 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo, 1/4 de xícara de chá de vinagre balsâmico, 2 colheres de sopa de shoyo e 1 colher de sopa (rasa) de amido de milho dissolvido em 1/2 xícara de chá de água. Deixe que ferva e engrosse um pouquinho.


Depois que a costela estiver dourada, espalhe o molho por cima da carne e volte ao forno por mais 10 minutos.

Sirva a seguir, acompanhado de arroz branco e salada!

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Bauruzinho de forno

E a minha saga em busca da lancheira equilibrada continua! Dessa vez, fiz uns bauruzinhos de forno, bem gostosinhos, pra dar aquela variada na lancheira e evitar aqueles congelados sem graça e aqueles bolinhos prontos que nada tem de gostoso!




E pra facilitar mais ainda, essa receita é super boa pra congelar, daí na hora da lancheira basta colocar uns segundinhos no microondas e tá tudo certo!

Separe os ingredientes para a massa:

500g de farinha de trigo
50 g de fermento biológico (tanto faz o seco quanto o fresco!)
100g de margarina ou manteiga
100g de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos
1 copo (200ml) de água morna

Comece colocando em um bowl o fermento, o açúcar e 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Acrescente a água morna, misture bem, e deixe descansar, coberto com um pano de prato, por cerca de 15 minutos.
Passado este tempo, observe que se formaram bolinhas no líquido - é o fermento agindo! Então acrescente a margarina, os ovos e o sal e vá colocando aos poucos a farinha de trigo. Sove bastante a massa e deixe-a descansando, coberta, novamente, por cerca de 30 minutos.

Agora prepare o recheio:

Reitre a semente de 2 tomates grandes e corte-os em cubinhos pequenos. Coloque em uma tigela e acrescente 1 cebola pequena cortada em micro cubinhos - ou ralada, se preferir!, 1 colher de chá de orégano seco e sal a gosto. Misture bem.
Separe também 300g de presunto em fatias e 400g de queijo muçarela (pode ser ralado ou em fatias também).


Vamos à montagem:
Divida a massa em porções. No meu caso, foram 24 bolinhas. Abra cada uma das bolinhas com a ajuda de um rolo, tomando o cuidado de deixar a massa fininha. coloque uma fatia de presunto, o queijo e cerca de uma colher de sobremesa da mistura de tomate (bem no centro). Dobre as laterais, como um envelope, e aperte bem as pontinhas para o recheio não vazar. Coloque em uma assadeira e se quiser, passe uma mistura de gema e água com a ajuda de um pincel e salpique gergelim ou queijo parmesão ralado.

Leve para assar em forno médio, 180 graus, preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que os pãezinhos estejam dourados.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Bolo de maçã com canela e castanhas do Pará

Tenho ficado meio ausente esses dias, por conta da correria em casa, com as crianças, semana de provas, médicos e dentistas... ufa! Querida Rotina!



Mas nem por isso deixei de caprichar na lancheira das crianças... e foi pensando nisso que eu fiz esse bolo de maçã, receita que ganhei de uma amiga do trabalho, e coloquei em forminhas de muffin, pra ficarem no tamanho ideal pra levar pro lanche da escola!

O bolo tem uma casquinha crocante por fora, e o toque especial fica por conta das castanhas do Pará! Tem como não amar??
Eu dei uma adaptada na receita, mas nada muito drástico! Vamos lá?

Misture 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 colher de sopa fermento em pó e 1 colher de sopa de canela em pó. Acrescente agora 2 ovos e 1/2 xícara de chá de óleo. Misture com as mãos (sim, com as mãos! fica uma massa mais densa e pegajosa, se quiser, pode usar a batedeira, mas aí tem que usar o gancho!) Depois de misturado, acrescente 3 maçãs sem casca cortadas em cubos e 1/2 xícara de chá de castanhas do Pará picadas. Coloque em forminhas para muffins e leve para assar em forno médio, pré-aquecido,  até passar no teste do palito (cerca de 30 minutos)! Se não tiver as forminhas, é só colocar um uma forma de 20cm de diâmetro, untada e enfarinhada.






quarta-feira, 29 de março de 2017

Taça de ninho e kit kat

Porque doce é sempre bom, né?! E se for fácil de fazer, então, aí é só alegria!
Essa sobremesa é tudo isso e mais um pouco! Combina o gostinho inconfundível do leite ninho com o amargo do chocolate e a textura do kit kat! Impossível ficar ruim!




Comece misturando, em um bowl, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 7 colheres de sopa de leite em pó ninho. Depois, dissolva 1 sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor conforme as instruções da embalagem. Junte a gelatina à mistura de leite ninho e mexa bastante! Eu usei um batedor de arames e não ficou nenhum gruminho. Se preferir, bata tudo no liquidificador ou com a ajuda de um mixer. Coloque essa mistura em tacinhas e leve à geladeira para firmar. 

Prepare a cobertura: Derreta no microondas 100g de chocolate meio amargo e 50g de chocolate ao leite (vá colocando de 40 em 40 segundos, mexendo bem a cada parada, até que o chocolate esteja derretido. Coloque então 1 caixinha de creme de leite e misture bem. Coloque por cima do creme branquinho! Leve à geladeira novamente. Em 2 horas a mousse de leite ninho estará firme e o creme de chocolate super cremoso e geladinho!


Agora é a hora de acrescentar o kit kat piadinho! 2 barras de chocolate são suficientes! Sirva a seguir e receba os elogios!

sábado, 25 de março de 2017

Bolo Indiano de Festa

A receita de bolo favorita da minha filha mais velha, ever!
Todo aniversário dela é a mesma coisa! Bolo Indiano! E pra ele ganhar ares de festa, um recheio e uma cobertura deliciosos!




Para a massa, bata 6 claras em neve e reserve. Em outro bowl, bata bem 6 gemas 1 1/2 xícara de chá de açúcar e 1/2 xícara de chá de manteiga. Vai ficar um creme lindo, bem clarinho e fofo! Daí é só acrescentar 1 colher de sopa de canela em pó, 1 1/2 xícara de chá de farinha de rosca e 1 colher de sobremesa de fermento em pó. Misture bem e por ultimo acrescente, delicadamente, as claras em neve reservadas! Coloque em uma assadeira de 20cm de diâmetro, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, pré-aquecido a 180 graus, até passar no teste do palito!

Para o recheio, eu coloquei em uma panela de fundo grosso 2 latas de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga, 340g de chocolate branco. Leve ao fogo e deixe atingir o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente 1 lata de creme de leite. Misture e deixe esfriar. O ideal é deixar na geladeira por umas horinhas, pra ele ficar numa consistência mais fácil de trabalhar!

Faça a calda que irá umedecer o bolo: Misture 2 xícaras de chá de leite com 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sobremesa de canela em pó. Leve ao fogo para derreter o açúcar e deixe esfriar.

Na hora da montagem, forre a mesma forma usada para assar o bolo com papel manteiga (fundo e lateral). Corte o bolo em 3 fatias horizontas e coloque uma das camadas no fundo da forma. Regue com 1/3 da calda e coloque 1/3 do recheio preparado. Repita o processo lembrando-se que irá sobrar 1/3 do recheio, que usaremos para cobrir o bolo. Leve a forma à geladeira, para que tudo fique mais estruturado. Depois de umas 3 horas, você já pode desenformar o bolo e cobrir com o restante do recheio.


Decore com raspas de chocolate branco e polvilhe canela em pó por cima!

terça-feira, 21 de março de 2017

Arroz de forno com carne moída

Desperdício de alimentos não dá! Aqui em casa procuro fazer arroz fresquinho todos os dias. Mas chega uma hora que, de tanto juntar restinhos, tenho um potão de arroz cozido na geladeira!
Então tem que usar a criatividade e reaproveitar as sobras. E olha, vou falar a verdade: na maioria das vezes o resultado fica tão bom que acabo fazendo mais arroz de propósito, só pra sobrar e virar um outro prato!




Dessa vez o reaproveita veio em forma de arroz de forno com carne moída, e a receita é bem simples!

Comece com o molho de carne moída! Refogue 500g de carne moída em 3 colheres de sopa de óleo. Acrescente 1/2 colher de sopa de sal e pimenta do reino à gosto e mexa bastante, até que a carne perca o avermelhado (esse é o segredo pra uma carne moída bem soltinha!). Depois que a carne estiver bem douradinha, acrescente 1 cebola cortada bem pequenininha (ou ralada, se preferir!) e 4 dentes de alho picadinhos. Continue refogando e observe que vai ficando um queimadinho no fundo da panela. Sensacional! É isso que vai dar todo o sabor do molho! Quando estiver nesse ponto, acrescente 1/4 de xícara de chá de água e misture bem, raspando o fundo da panela para soltar todo o queimado. Continue refogando até que o queimadinho se forme novamente. Acrescente, então, 2 colheres de sopa bem cheias de extrato de tomate e 500ml de água. Misture e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. Acerte o sal e a pimenta e acrescente o que você gostar! No meu caso, eu coloquei milho cozido! Reserve.


Agora é só montar!

Você vai precisar de 200g de presunto e 200g de muçarela (pode ser ralada ou em fatias) e 4 xícaras de arroz cozido. Em um refratário coloque uma camada do molho de carne moída. Acrescente uma camada de arroz. Coloque mais uma camada de molho, 1 camada de presunto e 1 camada de queijo. Repita o processo finalizando com a muçarela. Salpique orégano e leve ao forno para gratinar!

domingo, 19 de março de 2017

Torta de limão no copinho

Coisa fácil, hein?! Não tem desculpa pra não fazer...
E servido no copinho, fica um charme, né não?




Eu juntei 1 lata de leite condensado, suco de 1 limão siciliano, suco de 1 limão tahiti e 2 colheres de sopa bem cheias de chantilly. Misturei tudo bem misturadinho!

Depois, bati 100g de biscoito maisena no liquidificador, até virar uma farinha. Coloquei 1 colher de chá dessa farinha no fundo de 1 copinho de 45ml. Acrescentei 2 colheres do creme de limão e por fim, 1 suspirinho mais lindo por cima!


No meu caso, essa mistura foi suficiente para 20 copinhos!


domingo, 12 de março de 2017

Frango Real

Parece trabalhoso, mas na verdade é um prato bem fácil de fazer, completo e que impressiona a valer!




Comece descascando 500g de batatas e em seguida corte-as em rodelas. Tempere com um pouco de sal e reserve.

Tempere com sal, pimenta e alho (se gostar), 500g de filé de frango. Mas não exagere, pode colocar menos tempero que de costume. Eu coloquei 1 colher de sobremesa cheia de sal, pimenta do reino e 2 dentes de alho amassados, mas você pode colocar o que gostar mais!

Prepare então o molho: Coloque 50g de manteiga em uma panela e leve ao fofo. Assim que derreter acrescente 1 colher de sopa de farinha de trio e misture bem. Deixe dourar e acrescente, aos poucos, mexendo sempre, 500ml de leite. Deixe ferver e engrossar e desligue o fogo. Coloque então 200g de requeijão cremoso, 1 lata de l\creme de leite e 1 colher de café de fermento em pó. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Se achar necessário, pode bater essa mistura no liquidificador, assim ficará bem homogêneo!

Agora vamos à montagem: Forre um refratário com as batatas. Cubra com uma parte do molho branco, arrume os filés, coloque presunto cortado em tiras (cerca de 200g), salpique queijo parmesão ralado (2 colheres de sopa) e queijo gorgonzola esfarelado (2 colheres de sopa). Cubra com o restante do molho branco e salpique mais parmesão ralado (2 colheres de sopa). Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio por 30 minutos. Retire o alumínio e deixe por mais 15 minutos ou até que esteja dourado.

Sirva com uma salada verde e arroz branco!!



quinta-feira, 9 de março de 2017

Drink para o final de semana

Eu não bebo... até tenho vontade, mas não consigo gostar do gosto de álcool, então fico procurando alternativas pra fugir do suco ou do refrigerante...
Daí que outro dia uma super amiga esteve aqui em casa, trouxe milhares de frutas, e nós experimentamos uma mistura que ficou simplesmente deliciosa! 



Coloque em um copo alto 2 morangos picados, 1 fatia de laranja e 1/2 fatia de abacaxi picado. Macere bem com a ajuda de um um socador para drinks. Coloque 4 pedras de gelo e complete com Schweppes Citrus. Por fim, coloque um fio de grenadine!

Outro dia repeti a dose por aqui, dessa vez com a presença da minha prima Ana @bemgourmet, e ficou sensacional! O marido não se fez de rogado e colocou uma dose de vodka! Achou incrível!

terça-feira, 7 de março de 2017

Pot Pie

Mais uma receitinha experta, praqueles dias de preguiça mor!
Tinha um franguinho desfiado congelado (quebra um super galho!) e fiz assim: Coloquei em uma panela 3 colheres de sopa de óleo e dois dentes de alho picado. Enquanto refogava o alho, coloquei 1 colher de chá de colorau. Misturei bem e acrescentei o frango desfiado (cerca de 500g). Mexi bastante e temperei com sal e pimenta do reino. Prontinho! 



Daí foi só colocar no fundo de um potinho (gosto daqueles ramequins para suflê), colocar uma camada de requeijão cremoso (já falei aqui, que gosto de usar da marca Tirolês) e por cima, cobrir com um pedaço de massa folhada. Para isso é só cortar a massa (daquelas que agente compra congelada!) no tamanho do seu ramequin e dar uma apertadinha contra as bordas do potinho. Daí é só colocar pra assar até dourar a massa! nesse esquema consegui fazer 8 potes!!

Fica suuper quentão, então não vá com muita sede ao pote, senão corre o risco de queimar o bico! #ficadica




domingo, 5 de março de 2017

Filé Mignon Suíno Assado com Molho Divino

Prato campeão quando o assunto é receber visitas - ainda mais que, por ser mineira, meus convidados sempre querem uma comidinha típica - o filé mignon suíno fica saborosíssimo depois de marinar no tempero e assar... e o molho que acompanha, é um show à parte!




Eu usei uma peça de 1,5kg de filé mignon suíno, mas pode ser lombo também, que fica delicioso!
Faça o tempero: No copo de liquidificador coloque 200ml de vinho branco, 100ml de óleo, 1 cenoura, 1 tomate, 1 maço de cheiro verde, 1 cebola, 4 dentes de alho, 1 1/2 colher de sopa de sal, pimenta do reino à gosto, 1 pitada de pimenta calabresa e 200ml de água. Bata tudo no liquidificador, até que esteja tudo bem homogêneo.



Agora vamos colocar a carne para marinar. Em um saco de celofane, daqueles próprios para irem ao forno, coloque a peça de carne e todo o tempero batido. Feche bem com o lacre que vem com o celofane e deixe na geladeira marinando. Quando eu estou super organizada, faço essa prearação com 3 dias de antecedência. Mas 1 dia somente já é suficiente.



Passado o tempo da marinada, basta colocar a carne no forno a 200 graus(dentro do saquinho mesmo), por cerca de 2 horas. Passado este tempo, retire a carne do celofane e volte-a ao forno, coberta com todo o líquido que se formou no interior do saquinho, para que possa terminar de assar e corar. O líquido se reduzirá e formará um molho simplesmente sensacional! Se você, como eu, curtir uma mineirice mesmo, vale assar uma porção de pães de queijo e rechear com a carne assada e um teco de molho... aiai... fica bom demais!!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Panqueca recheada com nutella

Sábado foi o aniversário da minha filha mais velha, a Sophia! E se tem uma pessoa que gosta mais de nutella, sério, eu não conheço!

E daí que eu vi umas panquecas recheadas com nutella outro dia, pela net, e resolvi fazer pro café da manhã da aniversariante!




A receita da panqueca eu peguei no Gordelícias, e o modo de rechear de umas fotos na net. Mas é tudo bem simples!

Comece colocando a nutella pra congelar - você vai precisar de 4 colheres de sopa: forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe a nutella sobre o papel (cerca de 1 colher de sopa), formando um círculo de mais ou menos 5cm de diâmetro use as costas da colher pra facilitar!). Faça 4 círculos e leve ao freezer para congelar (eu fiz na noite anterior).

Depois, faça a massa da panqueca (essa tem que ser feita na hora de servir!). Em um recipiente misture 1/2 xícara de leite, 1 ovo, 1 xícara de chá farinha de trigo,2 colheres de chá de fermento em pó, 1/2 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de óleo e 1 colher de chá de essência de baunilha. Misture tudo com a ajuda de um batedor de arame, até ficar bem homogêneo e sem gruminhos. Agora vamos fritas as panquecas: em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, coloque 2 colheres de sopa da massa e espalhe com a ajuda das costas da colher. Tome o cuidado para que o formato seja maior do que o da nutella congelada! Observe o cozimento da massa - ela vai ficando mais firme e dourada por baixo - e só então retire a nutella do freezer e coloque um disquinho sobre a massa na frigideira (volte sempre os discos de nutella ara o freezer, pois eles derretem bem rapidinho). Cubra a nutella com mais 2 colheres rasas da massa, espalhe com a colher, cobrindo todo o creme de avelãs, e com a ajuda de uma escumadeira ou espátula, vire a panqueca pra que doure do outro lado. Lembre-se sempre de usar o fogo baixo, para que a masse fique bem cozida! Repita o processo com o restante da massa e sirva na sequencia! Delícia é pouco, viu!?!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Bolo trufado

E pra quem, como eu, é super fã de chocolate, esse bolo é certeiro quando bate aquela vontade de se acabar na comilança!



Bem chocolatudo, molhadinho e com um mega recheio trufado, aposto que não vai sobrar nem um pedacinho pra contar história!

Para o bolo eu usei a minha boa e velha receita de pão de ló. Fiz meia receita mesmo, e foi o suficiente para um bolo de 20cm de diâmetro.

Para o recheio, de trufas, derreta 400g de chocolate ao leite no microondas (naquele esquema: 40s, para, mexe, mais 40s, e assim até que ele esteja derretido!). Quando já estiver derretido, acrescente 1 lata de creme de leite (com soro e tudo) e misture bem. Acrescente 100g de manteiga em temperatura ambiente e 1 xícara de chá de chocolate em pó. Misture bem e deixe na geladeira até firmar. Eu gosto de fazer de um dia para o outro e, no dia de usar, tirar da geladeira uns 30 minutos antes.

Faça a cobertura de brigadeiro: Em uma panela de fundo grosso coloque 1 lata de leite condensado, 2 colheres de manteiga e 3 colheres cheias de chocolate em pó. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até atingir a consistência de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente 3 colheres de sopa de creme de leite. Misture bem e reserve.

Calda para umedecer o bolo: Misture 300ml de leite com 2 colheres de sopa de achocolatado.

Montagem:Desenforme o pão de ló e corte fatias na horizontal. Você terá 3 fatias e, portanto, 2 camadas de recheio.
Use a mesma forma utilizada para assar o bolo e cubra-a com papel manteiga, tanto embaixo quanto nas laterais. Coloque a primeira fatia do bolo lá dentro. Regue com a calda. Coloque a metade do recheio. Acomode a outra fatia de bolo, regue e coloque o restante do recheio. Cubra com a última fatia de bolo. Leve o bolo à geladeira, de preferência de um dia para o outro (para o recheio firmar), para então cobri-lo.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Pavê de nozes e chocolate

Domingão sem sobremesa não rola! A de amanhã já tá prontinha! E como eu gosto e preciso de coisas práticas, fáceis, rápidas e, principalmente, deliciosas, esse pavê é a solução! E vamos combinar, nozes fazem tudo ficar uma delícia!





Em uma panela de fundo grosso, coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e 100g de nozes trituradas. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até que o creme desgrude da panela. Desligue o fogo e acrescente 1 caixa de creme de leite. Misture bem e coloque em uma travessa bem bonita! Leve à geladeira e só depois de frio e firme coloque a cobertura.


Para a cobertura, derreta 200g de chocolate ao leite (pode ser em banho-maria ou no microondas - eu prefiro - colocando de 40 em 40 segundos, mexendo a cada parada) e acrescente 1 lata de creme de leite (como soro e tudo!). Misture e coloque por cima do creme de nozes. Leve à geladeira, decore com nozes e sirva bem geladinho!



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Pizza da preguiça!

Uma opção curinga pra se ter em casa é massa folhada! Ela vai desde o grissini de última hora, passando pela pot pie e terminando nessa delícia de pizza de preguiçoso! Não chega nem a ser uma receita, de tão simples! Mas fica danado de bão!




Em uma assadeira abra um retângulo de massa folhada. Espalhe fatias de presunto e de muçarela por cima. Cubra com rodelas de tomate temperadas com sal e finalize temperando com orégano seco.

Se quiser variar o recheio, o céu é o limite!

Leve ao forno médio, pré aquecido, por cerca de 25 minutos, ou até que a massa esteja dourada por baixo.

Retire do forno e se delicie!!!


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Batata gratinada

Batata é demais! Ô coisinha versátil! Aqui em casa ela é companhia frequente no jantar! E dá pra fazer de vários jeitos! A ideia de hoje eu fiz pra acompanhar uma carne assada e ficou pra lá de bom!




Descasque cerca de 1kg de batatas e corte-as em rodelas finas. Espalhe as rodelas em uma travessa/refratário e coloque leite até chegar ã metade da altura das batatas. Tempere com sal, noz moscada ralada na hora e pimenta do reino à gosto. Acrescente 1 lata de creme de leite e 1/2 copo de requeijão. Dê uma misturadela e cubra com muçarela à gosto. Leve ao forno médio, pré aquecido, por cerca de 40 minutos, para que as batatas cozinhem e o queijo seja gratinado. Fica espetacular!!!!!


sábado, 4 de fevereiro de 2017

Bolo de brigadeiro e bicho de pé

O começo do ano aqui em casa é festa atrás de festa! Meus três filho fazem aniversário em janeiro e fevereiro e já virou tradição o bolo no dia de cada um! Ah! E com direito a escolher o sabor favorito!
A escolha do Rafa foi por um bolo com recheio de brigadeiro e bicho de pé! Ficou sensacional! Além de lindo, né??? Esse da foto eu decorei com raspas de chocolate sabor morango, mas só depois de partido o bolo! Na hora do parabéns deixei decorado apenas com chocolate granulado, já que usamos os próprios brinquedos dele pra decorar a mesa!







Comece fazendo o pão de ló! Essa receita não tem erro, e fica fantástica! Como queria um bolo pequeno, afinal de contas não tá fácil pra ninguém, fiz meia receita e assei em uma forma de fundo removível de 20cm de diâmetro. Aqui vou passar a receita inteira!
Em uma batedeira, bata 6 claras em neve. Reserve.
Ainda na batedeira, bata 6 gemas e 1 xícara de chá de água até dobrar de volume. Acrescente 2 xícaras de chá de açúcar, até ficar um creme claro e fofo. Desligue a batedeira e agora conte com a ajuda de um batedor de arame. Acrescente 2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo e misture delicadamente, para incorporar. Ao final, acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó, continue misturando delicadamente. Acrescente asclaras em neve bem delicadamente. Coloque a massa em uma forma de fundo removível untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio/baixo, pré aquecido, até passar no teste do palito. (Se quiser fazer um bolo estilo confeitaria, asse em duas formas de 20cm de diâmetro, se não, use uma de 30cm)

Parta para o primeiro recheio, o de bicho de pé: Em uma panela de fundo grosso coloque 2 latas de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga e 8 colheres de sopa de "Quick"de morango. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até atingir a consistência de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente 4 colheres de sopa de creme de leite (usei o de caixinha). Misture bem e reserve.



Vamos ao segundo recheio, que será também a cobertura: Em uma panela de fundo grosso coloque 3 latas de leite condensado, 4 colheres de manteiga e 6 colheres cheias de chocolate em pó. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até atingir a consistência de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente o restante da caixa de creme de leite (da caixinha que sobrou do bicho de pé). Misture bem e reserve.

Para umedecer o bolo:  Faça uma mistura de 2 xícaras de chá de leite e 4 colheres de sopa de açúcar que será usada para regar o bolo.

 Montagem:
Desenforme o pão de ló e corte fatias na horizontal. Se estiver fazendo a receita inteira, ao final do processo você terá 4 fatias de bolo e, portanto, 3 camadas de recheio. Se estiver fazendo a metade, como eu, você terá 3 fatias e, portanto, 2 camadas de recheio.
Use a mesma forma utilizada para assar o bolo e cubra-a com papel manteiga, tanto embaixo quanto nas laterais. Coloque a primeira fatia do bolo lá dentro. Regue com a calda. Coloque o primeiro recheio. Acomode a outra fatia de bolo, regue e coloque o recheio, até que a última camada seja finalizada com bolo. Lembre-se que o brigadeiro também será usado na cobertura, então, o ideal é deixar 1/3 (se for a receita inteira) ou 1/2 (se for meia receita) reservado para este fim. Leve o bolo à geladeira, de preferência de um dia para o outro (para o recheio firmar), para então cobri-lo.



Passado o tempo de geladeira, vire o bolo em um prato bem lindo e prepare-se para colocar a cobertura! Com a ajuda de uma faca e uma colher, vá colocando porções do brigadeiro na parte superior do bolo e espalhando com a faca pelas laterais. Se quiser enfeitar, use confeitos. Fica bem bonitinho!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Rosca recheada (nozes, chocolate e canela)

É a terceira receita de rosca que eu posto aqui! Todas diferentes, uma toda caramelada e a outra mais tradicional, feita com leite condensado e recheio de canela. A de hoje é daquelas bem típicas do interior! Feita para render, meia receita rende até 6 roscas!!! E os ingredientes são bem simples, "dimodos"que dá pra pirar nos recheios e tentar várias combinações diferentes!




 Como disse, vou passar a receita reduzida, porque senão, haja muque pra sovar a massa!



Em uma bacia bem grande, dissolva 75g de fermento fresco (Sim, faz diferença! A massa cresce bem mais!) em 500ml de leite, 1/2 xícara de chá de açúcar e 1 xícara de chá de farinha de trigo. Mexa bem e deixe descansar até começar a crescer (cerca de 15 minutos). Lembre-se de cobrir com um pano de prato, e se o dia não estiver muito favorável, use um cobertor bem quentinho para cobrir!

Enquanto o fermento cresce, bata no liquidificador 5 ovos, 125g de manteiga, 50ml de óleo, 1 pitada de sal e 1 xícara de chá de açúcar. Bata bastante, pra mistura ficar bem cremosa!




Depois de crescido o fermento, acrescente a mistura batida no liquidificador. Misture e vá acrescentando farinha de trigo até desgrudar das mãos (eu usei cerca de 1,5kg, mas varia conforme a farinha utilizada...)

Sove bastante com as mãos. Esse é um dos segredos pra massa ficar bem fofinha! Depois, mantenha a massa na bacia, cubra novamente como o pano/cobertor e deixe crescer novamente, por aproximadamente 1 hora.

Passado este tempo, divida a massa em 6 partes e abra, em uma superfície untada com óleo, com a ajuda de um rolo.

Coloque o recheio, enrole como um rocambole e deixe crescer mais uma hora (de novo, coloque um cobertor por cima). Ao final, pincele uma gema por cima e leve para assar em forno médio, pré aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado.



As que eu fiz eu recheei assim:

Açúcar e canela - Misture uma proporção de 4 colheres de sopa de açúcar para 1 colher de sopa de canela em pó e polvilhe sobre a massa aberta, antes de enrolar.

Nozes e açúcar - Misture uma proporção de 1 colher de sopa de nozes trituradas para a mesma quantidade de açúcar e polvilhe sobre a massa aberta, antes de enrolar.

Chocolate - Polvilhe a massa aberta com cacau ou chocolate em pó. Em seguida, espalhe gotas de chocolate ao leite e enrole a massa.

Use a criatividade e os ingredientes que tem em casa e eu tenho certeza que sairão delícias!!!!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Panna cotta de baunilha com coulis de framboesa

Eu sou apaixonada por framboesa! Além de
achar a frutinha linda demais, eu acho o seu sabor sensacional, então, sempre que posso, eu tento fazer alguma sobremesa com essa delícia!

Dessa vez a escolhida foi a panna cotta! Pela simplicidade de fazer e pelo seu sabor mais neutro (fiz a versão de baunilha) achei que ficou perfeita a combinação com a framboesa!

Vamos à receita!

Em uma panela aqueça 500ml de creme de leite fresco, 1/2 xícara de chá de leite, 1/2 xícara de chá de açúcar e as sementes de uma fava de baunilha. Deixe ferver, em fogo baixo, por 5 minutos. Enquanto isso, dissolva 1 pacote de gelatina incolor/sem sabor conforme as instruções da embalagem, e após o processo, acrescente 2 colheres de sopa da mistura do creme ainda quente, para "temperar" a gelatina. Só então coloque toda a gelatina no creme, misturando bem.

Coloque o líquido em 6 taças individuais e leve ã geladeira por pelo menos 4 horas.

Faça agora o coulis de framboesa: Bata com um mixer ou liquidificador 2 xícaras de framboesas (pode usar as vendidas congeladas, porém em temperatura ambiente) e 1/3 de xícara de chá de açúcar.
Essa mistura será colocada por cima da pana cota. Decore com folhas de hortelã (eu não tinha, por isso não usei) e sirva bem geladinha!
Se quiser, unte forminhas com óleo e desenforme o creme de baunilha na hora de servir, regando com o coulis!

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Pão naan e arroz basmati

Continuando com as receitas do jantar indiano, agora é a vez do pão naan e do arroz basmati!


 Para o pão, comece fazendo um buttermilk (coloque 3 colheres de sopa de vinagre branco em  1/3 de xícara de chá de leite, misture e deixe descansar por pelo menos 10 minutos). Reserve.


Em um pote, dissolva 1 colher de chá de fermento biológico seco em 2 colheres de chá de açúcar e 3/4 de xícara de chá de água morna. Deixe descansar até o fermento começar a agir (observe que se formará uma espuminha!).

Enquanto isso, coloque, em um bowl, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, a pontinha de uma colher de chá de fermento em pó e 1 colher de chá de sal marinho.


Volte ao pote com fermento e acrescente 3 colheres de sopa do buttermilk (pode ser substituído por iogurte natural) e 2 colheres de sopa de azeite. Misture e acrescente o líquido ao bowl contendo os ingredientes secos. Misture bem com as mãos e acrescente um pouco mais de farinha, se necessário. A massa deve ser bem trabalhada para que incorpore bem toda a farinha. A consistência final é mais mole e pegajosa que a de um pão normal. Finalizado, coloque a massa de volta no bowl e cubra com um pano de prato para que ela descanse por 2 horas.

Passado este período, separe pequenas porções da massa e abra, com a ajuda de um rolo ou mesmo usando a ponta dos dedos, em uma superfície enfarinhada, em formato de discos pequenos (cerca de 20cm de diâmetro).

Coloque então uma frigideira antiaderente no fogo bem forte, para que superaqueça. Pincele com manteiga derretida e coloque o pão, um a um, para "assar". O ideal é umedecer a mão e transferir um pouco da unidade para o pão antes de levá-lo à frigideira. Tampe a frigideira e observe que se formarão bolhas no pão. Vire-o e "asse"do outro lado. Repita com as outras porções da massa.

Para o arroz basmati, não tem uma receita.Eu 2 usei 2 copos de arroz, que apenas refoguei juntamente com 1 colher de sopa de cebola beeem picadinha e acrescentei 4 copos de água fervente. Assim que a água começou a secar, eu abaixei o fogo e tampei a panela até que toda a água secasse e o arroz estivesse cozido! E sim, eu NÃO coloquei sal. Esse arroz tem um perfume maravilhoso, e como eu servi junto com o picadinho indiano, super condimentado, ficou bem equilibrado!


Vale a tentativa, pra inovar em um jantar com amigos ou comemorar alguma data especial!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Picadinho indiano

Tenho tentado experimentar novos pratos. E vou falar: tenho ficado surpresa com o meu gosto por especiarias, temperos e coisas diferentes! A bola da vez é comida indiana!
Fiz outro dia um jantar indiano e o resultado surpreendeu! Comida boa e sem dificuldade no preparo!




Eu usei 500g de carne de cordeiro, mas pode ser filé mignon ou até mesmo peito de frango! E não se assuste com a quantidade! Como o prato é bastante temperado, um pouco já é suficiente pra deixar os "comentes"satisfeitos!



Vamos lá! Corte a carne em cubos médios/grandes e reserve. Em uma panela de fundo grosso acrescente 1 colher de sopa de óleo e as sementes de duas bagas de cardamomo e deixe-as refogar por 30 segundos. Após, coloque 1 cebola picada em cubinhos pequenos e deixe até que elas fiquem transparentes. Acrescente 1 colher de sobremesa cheia de gengibre ralado e 1 colher de sopa de alho picadinho e mexa por 1 minuto. Adicione 2 colheres de sopa de purê de tomate, misture e coloque 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de páprica picante e 1 colher de chá de páprica doce ou defumada, 1 colher de chá de cominho em pó, 1 colher de chá de garam massala e sementes de coentro à gosto. Deixe refogar por 3 minutos e adicione a carne picada. Misture e acrescente 250ml de água. Deixe ferver por 5 minutos e acrescente mais 500ml de água. Deixe ferver por 20-30 minutos ou até que a consistência do molho fique mais espessa e a carne cozida. Na hora de servir, acrescente um punhado de folhas de coentro picadinhas. Sirva com arroz basmati e pão naan. A receita desses dois eu posto outro dia! ;) É uma explosão de sabor!!