terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Pão naan e arroz basmati

Continuando com as receitas do jantar indiano, agora é a vez do pão naan e do arroz basmati!


 Para o pão, comece fazendo um buttermilk (coloque 3 colheres de sopa de vinagre branco em  1/3 de xícara de chá de leite, misture e deixe descansar por pelo menos 10 minutos). Reserve.


Em um pote, dissolva 1 colher de chá de fermento biológico seco em 2 colheres de chá de açúcar e 3/4 de xícara de chá de água morna. Deixe descansar até o fermento começar a agir (observe que se formará uma espuminha!).

Enquanto isso, coloque, em um bowl, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, a pontinha de uma colher de chá de fermento em pó e 1 colher de chá de sal marinho.


Volte ao pote com fermento e acrescente 3 colheres de sopa do buttermilk (pode ser substituído por iogurte natural) e 2 colheres de sopa de azeite. Misture e acrescente o líquido ao bowl contendo os ingredientes secos. Misture bem com as mãos e acrescente um pouco mais de farinha, se necessário. A massa deve ser bem trabalhada para que incorpore bem toda a farinha. A consistência final é mais mole e pegajosa que a de um pão normal. Finalizado, coloque a massa de volta no bowl e cubra com um pano de prato para que ela descanse por 2 horas.

Passado este período, separe pequenas porções da massa e abra, com a ajuda de um rolo ou mesmo usando a ponta dos dedos, em uma superfície enfarinhada, em formato de discos pequenos (cerca de 20cm de diâmetro).

Coloque então uma frigideira antiaderente no fogo bem forte, para que superaqueça. Pincele com manteiga derretida e coloque o pão, um a um, para "assar". O ideal é umedecer a mão e transferir um pouco da unidade para o pão antes de levá-lo à frigideira. Tampe a frigideira e observe que se formarão bolhas no pão. Vire-o e "asse"do outro lado. Repita com as outras porções da massa.

Para o arroz basmati, não tem uma receita.Eu 2 usei 2 copos de arroz, que apenas refoguei juntamente com 1 colher de sopa de cebola beeem picadinha e acrescentei 4 copos de água fervente. Assim que a água começou a secar, eu abaixei o fogo e tampei a panela até que toda a água secasse e o arroz estivesse cozido! E sim, eu NÃO coloquei sal. Esse arroz tem um perfume maravilhoso, e como eu servi junto com o picadinho indiano, super condimentado, ficou bem equilibrado!


Vale a tentativa, pra inovar em um jantar com amigos ou comemorar alguma data especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário