Desperdício de alimentos não dá! Aqui em casa procuro fazer arroz fresquinho todos os dias. Mas chega uma hora que, de tanto juntar restinhos, tenho um potão de arroz cozido na geladeira!
Então tem que usar a criatividade e reaproveitar as sobras. E olha, vou falar a verdade: na maioria das vezes o resultado fica tão bom que acabo fazendo mais arroz de propósito, só pra sobrar e virar um outro prato!
Dessa vez o reaproveita veio em forma de arroz de forno com carne moída, e a receita é bem simples!
Comece com o molho de carne moída! Refogue 500g de carne moída em 3 colheres de sopa de óleo. Acrescente 1/2 colher de sopa de sal e pimenta do reino à gosto e mexa bastante, até que a carne perca o avermelhado (esse é o segredo pra uma carne moída bem soltinha!). Depois que a carne estiver bem douradinha, acrescente 1 cebola cortada bem pequenininha (ou ralada, se preferir!) e 4 dentes de alho picadinhos. Continue refogando e observe que vai ficando um queimadinho no fundo da panela. Sensacional! É isso que vai dar todo o sabor do molho! Quando estiver nesse ponto, acrescente 1/4 de xícara de chá de água e misture bem, raspando o fundo da panela para soltar todo o queimado. Continue refogando até que o queimadinho se forme novamente. Acrescente, então, 2 colheres de sopa bem cheias de extrato de tomate e 500ml de água. Misture e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. Acerte o sal e a pimenta e acrescente o que você gostar! No meu caso, eu coloquei milho cozido! Reserve.
Agora é só montar!
Você vai precisar de 200g de presunto e 200g de muçarela (pode ser ralada ou em fatias) e 4 xícaras de arroz cozido. Em um refratário coloque uma camada do molho de carne moída. Acrescente uma camada de arroz. Coloque mais uma camada de molho, 1 camada de presunto e 1 camada de queijo. Repita o processo finalizando com a muçarela. Salpique orégano e leve ao forno para gratinar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário