domingo, 25 de dezembro de 2016

Torta de palha italiana

Essa é uma das poucas unanimidades aqui em casa! Então, pra não ter erro, foi a sobremesa do Natal! 


Bem fácil de fazer, e com poucos ingredientes, essa torta é um sucesso!
Comece forrando uma forma de fundo falso, de 25cm de diametro, com papel manteiga untado. Entao, coloque em uma panela de fundo grosso 200g de chocolate meio amargo, 100g de chocolate ao leite (todos picados), duas latas de leite condensado e duas colheres de sopa de manteiga. Leve ao fogo até começar a desgrudar da panela (ponto de brigadeiro mole). Acrescente uma lata de creme de leite e mexa até começar a ferver novamente. Coloque uma camada de biscoito maizena no fundo da forma preparada, uma camada de brigadeiro, assim por diante, finalizando com o brigadeiro. Eu usei dois pacotes de biscoito maizena, e oh, vou falar! Ficou incrível! É importante deixar de um dia para o outro na geladeira, pra amaciar os biscoitos! 



sábado, 24 de dezembro de 2016

Maionese de batata

E para o almoço de Natal não pode faltar uma bela maionese de batata, certo?

Então vamos lá??





Separe 4 batatas médias, 2 cenouras grandes e 200g de vagem.
Reitre a casca das batatas e cenouras e as extremidades das vagens e descarte. Corte as batatas e a s cenouras em cubos (tente deixar todos bem uniformes, pois assim cozinharão por igual) e as vagens também em pedaços.

Leve os legumes para cozinharem, separadamente, até que fiquem macios. Eu gosto de cozinha-los no vapor, poque acho mais prático e acho que ficam mais gostosos. Para isso, é preciso ter aquela panela própria, que tem uma cestinha em cima e você coloca a água em baixo. Se não tiver, cozinhe em uma panela com água mesmo. A dica é colocar uma pitada de bicarbonato de sódio na água em que a vagem será cozida. Assim ela não perde a cor e fica com um verde bem bonito!

Depois dos legumes cozidos e escorridos, misture-os e acrescente 1/2 cebola cortada em cubinhos bem pequenos. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto e aí vem o pulo do gato: descasque e corte em cubos do mesmo tamanho dos legumes, 1 maçã verde. Misture-a aos legumes e acrescente a maionese. A quantidade varia conforme o gosto e o rendimento dos legumes, mas no geral, são necessárias umas 3 colheres de sopa de maionese. Simples assim! Agora é só levar à geladeira e servir bem geladinha!!

Feliz Natal!!!

domingo, 18 de dezembro de 2016

Brigadeirão de microondas

E com tantas confraternizações nesse final de ano, quase não dá tempo de fazer um pratinho que seja pra levar nas festinhas! 



Então, o negócio é ser esperto e apelar praquelas delicinha super práticas! A bola dá vez foi o brigadeirão de microondas, que não leva nem dez minutos pra ficar pronto, é servido com um sorvetinho de frutas vermelhas ganha ares de sobremesa chique!


Bata no liquidificador 3 ovos, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 xícara de chá de cacau em pó (mas pode ser chocolate em pó, também) é uma colher de sopa de manteiga. Coloque em uma forma própria para microondas (eu gosto das de silicone) e leve ao aparelho por 7 minutos em potência alta. Desligue e deixe-o lá, relaxando, por mais 10 minutos. Leve à geladeira para gelar, e decore com chocolate granulado. Eu usei cerejas, pra combinar com a data, mas raspas de chocolate, coco fresco ralado e calda de chocolate também caem super bem!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Pavê de leite condensado cozido

Essa receita é bem facinha e deliciosa! Perfeita pra levar na ceia de natal da família! 
E, apesar de amar chocolate, de vez em quando acho sensacional variar um pouco o sabor...




Comece colocando uma lata de leite condensado para cozinhar na panela de pressão (não se esqueça de retirar todo o rótulo e a cola da lata e colocar água até cobri-la). Assim que começar a chiar, conte 15 minutos e desligue o fogo. Aguarde até sair toda a pressão, retire a água e a lata e deixe-a esfriar por completo!!!!

Enquanto isso, faça o creme: Bata 2 colheres de sopa de manteiga, 2 gemas sem pele (passadas pela peneira) e 5 colheres de sopa de açúcar. Misture, misture, misture, até ficar bem clarinho! Acrescente 1 lata de creme de leite e volte a misturar, até incorporar.

Separe um refratário (cerca de 18 x 15cm) e 200g de biscoito maisena.

Vamos à montagem: Coloque uma camada do creme, uma camada de biscoitos, mais uma camada de creme, uma de biscoitos e finalize com uma camada de creme. Leve à geladeira enquanto o leite condensado esfria! Coloque o leite condensado cozido em um bowl, e misture bem, pra que ele fique mais maleável. Então, cubra o creme com o leite condensado cozido e decore com os biscoitos que sobrarem! Deixe gelar por, pelo menos, 2 horas!! Enjoy!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Torta cremosa de frango

Sexta-feira, dia de relaxar e já começar a curtir o final de semana! Como final de semana e pé na jaca pra mim são quase a mesma coisa, que tal começar com uma torta beeeemmm cremosa de frango??



E olha só, dica do coração: ela é feita com pão de forma!! Curtiu?? Então bora!
Para o recheio, você vai precisar de 500g de peito de frango cozido e desfiado (reserve também um pouco do caldo do cozimento pra fazer o recheio (umas 2 xícaras de chá). Leve-os, então ao fogo, em uma panela. Corte dois tomates sem sementes em cubos pequenos e acrescente à mistura. Enquanto ferve, acerte o sal e a pimenta do reino. Se gostar de um molho bem temperadinho, coloque um dente de alho bem picadinho e deixe ferver um pouco mais, para apurar. Desligue o fogo e coloque 1 copo de requeijão. Misture bem e reserve.
Prepare agora a cobertura: Bata no liquidificador ou mixer 1 lata de creme de leite com uma lata de milho escorrido. Reserve.


Montagem: Retire a casca de 16 fatias de pão de forma e use a metade para forrar o fundo de um refratário grande. Despeje por cima o preparado de frango. Coloque uma camada de queijo muçarela ralado e cubra com o restante do pão. Por fim, coloque o creme de milho e leve para assar em forno médio, pré aquecido, por cerca de 30-40 minutos, ou até dourar.


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Omelete assada

Ontem a preguiça reinou por aqui, e não queria fazer nada pro jantar! Mas eis que a necessidade de alimentar três boquinhas surge, e eu não tenho como escapar da labuta!
Pra completar, a geladeira tava meio vazia, então o jeito foi improvisar! Peguei os 3 últimos ovos e resolvi fazer uma omelete assada.



Fiz assim: bati os três ovos com um garfo, apenas para dar uma mhisturada. Acrescentei 1/4 de cebola em cubinhos, 150g de muçarela em cubos, 1 tomate sem sementes cortado em cubinhos e 1 lata de milho verde. Misturei tudo, temperei com uma pitadinha de sal, pimenta do reino e orégano. Coloquei em um refratário médio.
Levei ao forno pré aquecido, temperatura média, até dourar (o meu até dourou um pouquinho a mais, mas ficou delicioso!

domingo, 4 de dezembro de 2016

Biscoitinhos de maisena e lembrancinhas de natal

Hoje foi dia de preparar algumas lembrancinhas de natal. E esse ano resolvi fazer tudo em casa! Lembrancinhas totalmente handmade!





A ideia foi preparar uns biscoitinhos caseiros e acomoda-los em xícaras decoradas por nós mesmos!


A receita dos biscoitos não podia ser mais simples: em um bowl, misture 250g de amido de milho, 1/2 lata de leite condensado e 100g de manteiga em temperatura ambiente. Misture bem com as mãos, faça bolinhas, achate-as com um garfo, coloque em uma assadeira e leve para assar em forno pré aquecido a 150 graus, até que os biscoitinhos comecem a dourar por baixo. Deixe esfriar e arrume em saquinhos plástico (se forem virar lembrancinhas) ou em um pote bem fechado (se for pra consumo próprio... Kkkk)

Para as canecas, basta usar um marcador permanente (eu usei as canetas da Sharpie. Que eu adoro!). Depois do desenho feito, coloque as canecas no forno ainda frio, em temperatura mínima, por cerca de 1 hora. Desligue o forno e deixe que elas esfriem lá dentro!
Prontinho! Um mimo delicado, gostoso e feito com muito amor!

sábado, 3 de dezembro de 2016

Bolo Mesclado


Pense num bolo suave, doce na medida e que dá vontade de comer loucamente!
Taí o bolo mesclado! Receita das antigas, mas que nunca perde a graça!



Para o pão de ló, misture 4 gemas com 150g de açucar até ficar bem claro e fofo. Acrescente 1/2 xícara de chá de farinha de trigo e 1/2 xícara de chá de amido de milho. Misture bem e acrescente, com delicadeza, 4 claras batidas em neve. Coloque em forma de 25cm de diâmetro, untada e enfarinhada e leve ao forno médio/baixo, pré aquecido a 150 graus, por cerca de 40 minutos, ou até passar no teste do palito.

Enquanto isso, prepare o recheio. Bata no liquidificador 3 gemas coadas, 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 3 colheres de sopa de amido de milho e 2 latas de leite integral. Depois de batido, leve ao fogo, em uma panela de fundo grosso, até engrossar. Despeje em um recipiente de vidro e cubra com plástico filme (tem que deixar o plástico sobre o creme, pra não formar película). Deixe esfriar.
Prepare a cobertura: Leve ao fogo 1 1/2 xícara de chá de açúcar e 1 xícara de chá de água, até formar uma calda em ponto de fio. Reserve. Bata 3 claras em ponto de neve e vá despejando a calda de açúcar e batendo até incorporar e virar um merengue bem brilhante!
Faça a cobertura de chocolate, que será usada para mesclar o bolo: Leve ao fogo 1 colher de café de manteiga, 1 xícara de café de leite e 4 colheres de sopa de chocolate em pó. Quando levantar fervura desligue o fogo e deixe esfriar.
Montagem: Faça uma mistura de 1 xícara de chá de leite com 2 colheres de sopa de açúcar para regar o bolo. Desenforme o bolo e corte-o em 2 fatias (pode ser usando uma faca de pão, daquelas bem grandes ou com a ajuda de uma linha). Molhe com metade da calda e coloque o recheio. Cubra com a outra metade do pão de ló e regue com o restante da calda. Cubra com o merengue. Agora vem a mesclagem: com uma colher pequena, coloque "fios"da cobertura de chocolate. Faça isso em toda a superfície do bolo. Em seguida, com a ajuda de um garfo, vá dando pequenas misturadelas! Prontinho!




quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Canapés de cebola

Final de semana tá aí e você vai receber amigos pra um encontrinho??

Que tal aproveitar as sobras de pão e fazer um canapé que arrasa??



Não é nem uma receita, de tão simples que é, então não tem desculpa pra não fazer!

Corte o pão francês amanhecido em fatias de cerca de 1cm de espessura. Passe uma camada generosa de maionese em um dos lados, cubra com uma colher de café de cebola ralada e salpique queijo ralado (eu usei parmesão, mas pode ser muçarela, provolone...).

Leve ao forno até dourar!

Tão simples e gostoso que nem precisa de um patezinho ou acompanhamento!

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Frango desfiado com catupiry

Jantinha rápida, prática e que todo mundo adora!


Em uma panela de pressão coloque 3 colheres de sopa de óleo e deixe esquentar. Acrescente 1/2 kg de peito de frango, sem pele e sem osso, 1/2 colher de sopa de sal e pimenta do reino à gosto. Deixe dourar. Coloque uma cebola cortada em cubinhos pequenos e 2 dentes de alho amassados. Deixe dourar novamente. Adicione 1 litro de água, tampe e deixe pegar pressão. Assim que a panela começar a chiar, conte 15 minutos e desligue. Espere sair o vapor, e só então abra a panela. Retire o caldo e reserve. Tampe novamente a panela e sacuda por cerca de 1 minuto (Tem vários videos na internet mostrando essa "técnica", e eu gosto, bem mais prático que ficar sofrendo com o garfo ou a ponta dos dedos, ou ficar lavando batedeira depois!). Depois do frango desfiado, coloque na panela 1 colher de sopa cheia de extrato de tomate e 2 xícaras do caldo do frango reservado. Deixe ferver e prove o tempero. Acerte o sal e a pimenta se necessário. Deixe ferver até reduzir um pouco o líquido.
Coloque uma camada de queijo cremoso tipo catupiry no fundo de um refratário e coloque o preparado de frango por cima. Leve ao forno apenas para aquecer o queijo cremoso. Retire do forno e cubra com batata palha.
Sirva com arroz branco e salada.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Torta de maçã

Depois de experimentar uma legítima torta de maçã holandesa, voltei pra casa determinada a fazer uma tão boa quanto. Depois de procurar na internet e ver várias receitas, acabei arriscando fazer uma desse site (com algumas adaptações), e que surpresa boa!


Em um bowl coloque 2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo, 4 colheres de chá de fermento em pó, 150g de açucar e 1 colher de chá de sal. Misture tudo. À parte, bata 1 ovo com a ajuda de um garfo, apenas para misturar. Reserve. Acrescente 180g de manteiga gelada, cortada em cubos, à mistura de farinha e vá misturando com a ponta dos dedos. Coloque 2/3 da mistura de ovo e continue a misturar com as mãos, até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio.

Para o recheio, descasque cerca de 1kg de maçãs (eu usei maça gala). Fatie  as maçãs com a ajuda de um mandolim ou corte fininho com a ajuda de uma boa faca. Coloque em um bowl e acrescente o suco de 1 limão, 50 g de açúcar e 2 1/2 colheres de chá de canela em pó.

Para a montagem, unte uma forma de 25cm de diâmetro e fundo falso, separe 2/3 da massa e forre o fundo e as laterais da forma. Coloque o recheio e abra o restante da massa com a ajuda de um rolo (pra facilitar e não fazer sujeira, corte um saco plástico e abra a massa entre duas partes do saquinho. Assim o rolo e a bancada não ficam sujos e a gente fica bem mais feliz!). Coloque sobre a forma e aperte as laterais. Pincele com o restante das gemas e leve para assar em forno baixo, pre aquecido a 170 graus, por cerca de 1 hora. Espere esfriar e sirva acompanhado de sorvete de creme ou chantilly.


domingo, 27 de novembro de 2016

Pão de queijo, uai!

Final de tarde de domingo sem pão de queijo não tem a menor graça! Aqui em casa, pelo menos, é sagrado um pãozinho de queijo quentinho ao final do dia. E se for feito em casa, com ingredientes 
que a gente conhece e principalmente, com queijo, aí é outra conversa!


Gosto de fazer sempre o pão de queijo usando somente o polvilho azedo. Na verdade, prefiro o polvilho doce pra fazer biscoito de queijo...

Então, vamos lá:

Em uma bacia grande, coloque 1 kg de polvilho azedo. Leve ao fogo 200ml de leite, 200ml de óleo, 1 colher de sopa cheia de manteiga e 1 colher de sopa de sal. Fique de olho, pois o leite sobe rapidinho e faz uma meleca no fogão! Assim que levantar fervura, jogue o líquido sobre o polvilho e vá misturando com as mãos, como se estivesse alisando uma superfície (assim a mão não sente tanto a "quentura"do polvilho). Faça isso até perceber que todo o polvilho já foi umedecido pelo líquido. Aí é hora de misturar os 6 ovos, um a um. Misture bem, com as mãos e acrescente mais 200ml de leite. Coloque, então, 500g de queijo meia cura ralado e misture mais. Se a massa estiver dura, vá colocando água até que fique com uma consistência mais mole, mas ainda possível de ser enrolada. Unte as mãos com óleo, faça bolinhas do tamanho desejado (eu gosto de fazer na medida de uma colher de sobremesa cheia), coloque em uma assadeira e leve ao forno alto, pré aquecido a 200 graus, por cerca de 30 minutos, ou até os pãezinhos crescerem e dourarem.

Dica: Quem tiver oportunidade e puder usar ovos caipiras para fazer a massa verá uma diferença e tanto na massa. Desde a cor (que fica bem amarelinha) até o sabor ficam beeem diferentes! Vale a pena!

sábado, 26 de novembro de 2016

Farofa de bolacha água e sal

Aqui em casa quando eu não sei o que faze de acompanhamento pra algum prato vem logo a ideia: Farofa! Adoro! 

Mas não é qualquer uma não! Tem que ter tempero e ser bem úmida!




Essa farofa feita com bolacha água e sal é tudo isso e muito mais, eu garanto!

Corte uma cebola em cubos bem pequenos e coloque em uma panela com 2 colheres de sopa de óleo e 1 colher de sopa de manteiga. Deixe até a cebola murchar e começar a dourar. Abaixe o fogo. Enquanto isso, no liquidificador, bata 250g de biscoito água e sal até formar uma farinha. Acrescente à cebola e misture para incorporar. Adicione 3 ovos cozidos e picados, 1/4 xícara de chá de azeitonas picadas e 1 lata de milho verde escorrido. Misture bem, e por fim, coloque 1/2 xícara de muçarela ralada. Misture e sirva!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Puf de coco com calda de framboesas

Depois de um tempinho de merecido descanso, estou de volta com uma receitinha delícia e facílima de fazer... Puf de coco com calda de framboesas!! 




Para o Puf, bata  no liquidificados uma lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 vidro de leite de coco e 1 envelope de gelatina sem sabor (dissolvida conforme as instruções da embalagem). Bata bastante pra ficar tudo bem homogêneo.

Enquanto isso, umedeça com água uma forma de pudim média e, assim que terminar de bater o puf, coloque a mistura. Leve para a geladeira por cerca de 4 horas.

Para a calda, leve ao fogo 200g de framboesas congeladas, 1/2 xícara de chá de água, 1 xícara de chá de açúcar e 1 colher de sopa de amido de milho. Deixe engrossar e despeje sobre o Puf desenformado.

Dica: Na hora de desenformar, passe uma faquinha pelas laterais da forma. Assim ela vai soltar bem facinho!!



sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Torta de chocolate com massa de bolo pronta

Sem comentários! Simplicidade define! Delícia cremosa que mata toda vontade de comer doce! Difícil é se controlar! hahaha



Comece fazendo a base: Em um bowl, misture 1 pacote de mistura para bolo de chocolate, 2 ovos, e2 colheres de sopa de manteiga.




Misture bem todos os ingredientes e forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso de 25cm, untada. Reserve.
Faça o recheio:
Derreta 100g de chocolate ao leite e 100g de chocolate meio amargo em banho maria, ou no microondas. Misture 1 ovo e 1 lata de leite condensado, com cuidado para não cozinhar o ovo. Coloque por cima da base e leve para assar em forno médio, pré aquecido, até formar uma casquinha por cima (cerca de 25 minutos).



Desenforme e sirva com sorvete de creme ou morangos! Ou pura mesmo! Fica ótima de qualquer jeito!

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Bolo Indiano

Bolo favorito da minha filha mais velha, a Sophia, ele é realmente maravilhoso! Aqui em casa é devorado em segundos! E noas aniversários dela eu faço a versão de festa (a receita eu passo outro dia!). A grande diferença desse bolo é que ele é feito com farinha de rosca! Por hora, vamos com a receita "simples"!


Para a massa, bata 6 claras em neve e reserve. À parte, bata 1 1/2 xícara de chá de açucar refinado e 1/2 xícara de chá de manteiga, até formar um creme claro e fofo. Acrescente 6 gemas e misture novamente. Adicione 1 colher de sopa de canela em pó, 1 1/2 xícara de chá de farinha de rosca e 1 colher de sopa de fermento em pó. Misture até incorporar e acrescente, delicadamente, as claras em neve.

Coloque em um tabuleiro, untado e enfarinhado e leve ao forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 40 minutos, ou até passar no teste do palito.

Enquanto isso, faça a cobertura: Em uma panela de fundo grosso, coloque uma lata de leite condensado, 1/2 xícara de chá de leite e 2 colheres de sopa de manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até começar a engrossar. Faça uns furinhos com o garfo no bolo e despeje a cobertura!


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Cesta de crochê em fio de malha

A ideia de hoje é essa cesta de crochê em fio de malha. 


Embora não seja tão fácil encontrar os tais fios, já temos alguma opções de venda pela internet. Eu, particularmente, nunca comprei online. Mas imagino que seja super tranquilo. Acabo sempre recorrendo aos Armarinhos Fernando, mas fico sujeita às poucas opções de cores! Mas tá valendo! Afinal, a cesta fica linda! É super fácil e rápida de fazer e mega útil! A receita está no Super Ziper, e não tem erro. Além disso, há vários tutoriais no youtube! Não tem desculpa pra não tentar!!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Salada de macarrão

Tá calor, com preguiça de cozinhar, mas quer uma comidinha leve e gostosa? Ah, e tem que ficar boa pro dia seguinte, pra levar na marmita?! Vai de salada de macarrão! Os ingredientes variam conforme sua preferência, aqui são só alguns exemplos, que usei de acordo com o que tinha na geladeira! A graça fica por conta do molho, que aqui, foi o de gorgonzola!


Cozinhe o macarrão de sua preferência (mas é bom que seja uma massa curta - gosto de usar penne ou fusilli, mas também pode ser farfale, etc).

Separe os outros ingredientes. Eu usei:
Queijo muçarela cortado em cubos
Cenoura ralada
Alface rasgadinha
Ervilha fresca (coloque em um pote com água, por 1 minuto no microondas)
Milho verde
Tomate cortado em cubos, ou tomate cereja
Batata Palha




Para o molho de gorgonzola:
Bata no liquidificador ou processador (mas vale também amassar o queijo com um garfo e misturar com o creme) 1 caixinha de creme de leite com 1 pedaço de queijo gorgonzola.

Outras sugestões de ingredientes:
Palmito pupunha em pedaços
Rúcula
Presunto em tirinhas
Queijo minas
Alho poró
Croutons
Atum

O céu é o limite! Use a criatividade!


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Filé de frango com molho pesto


Outro dia queria fazer um frango prático, gostoso e diferente! Como aqui o frango é a principal carne consumida, fica difícil variar muuuito o cardápio. Tentei esse franguinho, adaptado de um livro, e vou falar: fiquei surpresa com o sabor! Delicioso, suculento, perfumado, saboroso... afff... maravilhoso! Vamos lá?




Tempere, levemente, 500g de file de peito de frango, somente com sal e pimento do reino. Arrume-os lado a lado em um refratário untado com azeite. Reserve.
Faça um molho pesto, colocando em um mixer ou liquidificador as folhas de 1 maço de manjericão, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 2 castanhas do pará (ou nozes, ou outra oleaginosa), 1 dente de alho e meia xícara de azeite. Bata até formar uma pasta.


Espalhe essa pasta sobre os filés, e coloque cerca de 1 colher de sobremesa de cream cheese sobre cada filé (você usará umas 4 colheres de sopa de cream cheese no total) e cubra com queijo muçarela fatiado.

Em um potinho, faça uma mistura de meia xícara de farinha de rosca e 1/2 colher de sobremesa de páprica defumada. Polvilhe sobre os filés cobertos e leve para assar até dourar!

Sirva acompanhado de arroz branco e salada de folhas!

domingo, 6 de novembro de 2016

Torta de chocolate, doce de leite e chantilly

Domingo aqui em casa sempre tem que ter sobremesa! Mas tem dias que dá uma preguiça danada de fazer qualquer coisa, e tudo que eu quero é uma sobremesa facinha e deliciosa!
Essa torta é a pedida certa, porque além de tudo, e deliciosa e causa uma impressão com todos os convidados!




Comece triturando 350g de biscoito maizena no liquidificador. Transfira a farofa para um bowl, coloque 2 colheres de sopa de chocolate em pó (não vale achocolatado, hein?) e 4 colheres de sopa de manteiga. Misture com as mãos até formar uma farofa bem úmida. Forre o fundo e as laterais de uma forma de 20 ou 25cm de diâmetro e fundo removível. Reserve.


Faça o recheio: Misture,com a ajuda de um batedor de arame, 400g de doce de leite, 1 lata de creme de leite e 2 colheres de sopa de chocolate em pó. Coloque sobre a base de biscoito.

Para a cobertura, é só bater 250ml de creme de leite fresco com 2 colheres de sopa de açucar, até o ponto de chantilly. Coloque por cima do recheio e deixe gelar na geladeira!!

Satisfação garantida!!!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Torta de palmito


E na minha busca incessante por variar o cardápio e incluir coisas mais saudáveis no meu dia a dia, essa torta de palmito me surpreendeu e foi amor à primeira mordida!

A receita é da musa Rita Lobo, e está no seu último livro, o sensacional “O que tem na geladeira”. Pra quem quiser a receita nos mííííínimos detalhes, segue o link do site dela: Torta de Palmito



quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Frango a parmeggiana

Delícia de prato pra um almoço em família! É só juntar um arroz branco e uma saladinha simples de folhas verdes e já era!



Comece temperando ½ kg de filés de peito de frango com sal e pimenta do reino à gosto (eu uso sempre a proporção de 1 colher de sopa de sal para cada 1kg de carne – seja vermelha ou de frango). Nesse caso, usei ½ colher de sopa de sal. Deixe os filés descansando por uns 15 minutos.
Enquanto isso, separe dois pratos e coloque meia xícara de leite em um deles e 2 xícaras de farinha de rosca no outro. Passe os filés pelo leite e na sequencia, pela farinha de rosca. Pronto, estão empanados.
Em uma panela grande, coloque 1 xícara de chá de óleo e frite os filés.

Agora faça o molho. A receita eu já dei aqui, ó!

Para a montagem, coloque os filés em um refratário, cubra com uma camada de presunto, em seguida uma camada de queijo muçarela. Finalize com o molho de tomates e leve ao forno apenas para derreter o queijo!



quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Biscoitinhos de nata - receita de vó

E o resultado da tarde de feriado com as crianças foram esses maravilindos biscoitos de nata! Cada um deu sua ajuda: A Sophia (9 anos) separou os ingredientes e ajudou a misturar a massa, e os outros dois (Alice, 7 anos e Rafael, 5 anos) ajudaram a fazer as "minhoquinhas"pra formar o biscoito! No final, o maridão ajudou a passar os biscoitos no açúcar com canela!
E assim, com todo mundo envolvido, saíram essas gostosuras e a tarde passou sem que a gente percebesse!


A receita original, da minha vó, é feita com nata, mas como não tinha, improvisei usando creme de leite e ficou ótimo também! Então, não tem desculpa pra não fazer!!

Em um bowl, coloque 1 copo de nata (ou uma lata de creme de leite), 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de café de sal e 2 ovos. Misture tudo e vá acrescentando farinha de trigo até a massa desgrudar das mãos.

Faça “minhoquinhas” com a massa e molde as argolinhas. Coloque em uma assadeira e asse em forno pré aquecido a 180 graus, até dourar por baixo.

Quando retirar do forno, coloque em uma frigideira pequena cerca de 100g de manteiga e  leve ao fogo baixo até derreter. Em um prato fundo, misture 1 xícara de açúcar refinado e 1 colher de sopa de canela em pó e reserve.
Passe os biscoitos, ainda morninhos, pela manteiga derretida e em seguida pela mistura de açúcar com canela. Deixe esfriar e se as crianças ainda não tiverem devorado tudo, coloque em um pote bem fechado!


P.S.: Aqui em casa foi a conta de fazer a foto e os biscoitos desaparecerem! kkkk


domingo, 30 de outubro de 2016

Fudge de chocolate

Fudge é aquela receita que dá até medo! Mega fácil de fazer, eles são deliciosos, e se você não se cuidar, vai ficar viciada nesses quadradinhos de chocolate macios e maravilhosos!! A vontade é de come-los como se não houvesse amanhã!!!! Hahahaha!
Mas vamos à receita:



Em uma panela de fundo grosso, coloque 350g de chocolate meio amargo picado, 1 lata de leite condensado e 1 colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo baixo, misturando até derreter e ficar homogêneo. Forre uma assadeira ou refratário  de cerca de 25cm x 15cm com plástico filme e despeje a mistura. Cubra com filme plástico. Deixa esfriar, coloque na geladeira e no dia seguinte, corte os quadrados. Resista se puder!!!

sábado, 29 de outubro de 2016

Lasanha de presunto e queijo

Pro domingão não ter erro, lasanha é a pedida certa!


Se tiver meio friozinho então, como aqui em São Paulo (sim, é fim de outubro e ainda estamos tendo temperaturas na casa dos 15-18 graus!), aquece o coração da gente! É comida que lembra carinho de mãe! Bora deixar a preguiça de lado e fazer?

Você vai precisar de 300g de massa para lasanha (eu uso da Divella, que vai direto pro forno).
Molho de tomate
Molho Branco
400g de presunto
500g de muçarela
Parmesão para finalizar




Para o molho de tomate

Em uma panela de fundo grosso coloque 3 colheres de sopa de óleo e meia cebola cortada em cubos pequenos. Leve ao fogo e deixe dourar, ou até que a cebola fique bem transparente. Acrescente dois dentes de alho picadinhos e deixe refogar por um minuto. Coloque 4 colheres de sopa (bem cheias) de extrato de tomate e misture. Coloque uma colher de chá de açúcar (é isso que vai regular a acidez do seu molho) e misture novamente. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto e acrescente 3 cravos (eles serão retirados depois, mas fazem uma diferença incrível no sabor do molho!) Coloque 1 litro de água e deixe ferver até apurar e ficar com uma consistência mais grossinha (cerca de 40 minutos).  Retire os cravos com a ajuda de uma colher.
Prepare o molho branco: Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de óleo. Deixe derreter em fogo baixo e acrescente meia cebola cortada em cubos pequenos. Deixe dourar e acrescente 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Mexa rapidamente, incorporando toda a farinha e deixando que ela também doure. Coloque uma xícara de leite e mexa bastante, com a ajuda de um batedor de arame, pra que não fique nenhum gruminho. Feito isso, acrescente mais 3 copos de leite e deixe ferver, em fogo baixo, mexendo sempre. Desligue o fogo e acrescente 1 xícara de queijo muçarela ralado. Mexa para que o queijo derreta.




Agora é hora de montar a lasanha. Em um refratário, coloque uma camada de molho de tomate, uma de massa de lasanha, novamente uma camada de molho de tomate, uma camada fina de molho branco, cubra com presunto e muçarela e repita essa sequencia. Na última camada, coloque a massa de lasanha, o molho de tomate, presunto, queijo e finalize com uma camada generosa de molho branco. 



Salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno coberto com papel alumínio por cerca de 40 minutos. Retire o alumínio e deixe gratinar!