quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rosca de coco

A receitinha de hoje é pra quem quer impressionar em um café da tarde com amigos, ou mesmo nos cafés da manhã da firrma, mas sem ter muito trabalho ou despesa! Minha vó faz essa receita há anos e é sucesso garantido! Vamos lá?

Rosca União em Espiral

Comece fazendo a massa. Em um bowl, coloque 50g de fermento biológico em 200ml de leite morno, 1 colher de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de sal. Misture bem e deixe descansar, coberto com um pano de prato, por 15 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Misture 10 colheres de sopa de coco ralado (eu usei o seco, em flocos, mas pode ser natural também - menos o adoçado) com um copo de açúcar e 4 colheres de sopa de manteiga.Volte, então, para a massa. Acrescente 3 gemas, 1 colher de sopa de manteiga, uma colher de chá de sal e farinha de trigo, aos poucos, até desgrudar das mãos (cerca de 5 xícaras de chá, rasas). Sove bastante! Quanto mais sovar a massa, mais macia ela ficará depois de assada. Polvilhe farinha de trigo em uma bancada e abra a massa com um rolo, numa espessura de meio centímetro. Passe uma camada fina do recheio, e enrole como um rocambole. Corte pedaços de cerca de 6 centímetros e arrume-os em uma forma com furo central untada. Não coloque os pedaços muito próximos, pois a massa irá crescer!


 Deixa a rosca descansar em um lugar abafado (aqui, como estava bem frio, cobri com um cobertor) até que ela dobre de tamanho. 



Asse em forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 20 minutos. Aí é hora de partir pra calda! Leve ao fogo 1 copo (200ml) de açúcar, 1 copo de leite, 1 colher de sopa de canela em pó e 1/2 colher de sopa de essência de baunilha. Espere ferver, misturando bem os ingredientes, desligue o fogo e aguarde!
Verifique a rosca que está assando. Quando ela começar a dourar por cima, jogue a calda quente e volte a forma ao forno por mais cinco minutos. Está pronto!!! Deliciosa!






Nenhum comentário:

Postar um comentário