domingo, 16 de outubro de 2016

Nhoque de mandioquinha ou batata baroa

Tá sem ideia pro almoço de domingo? Tá a fim de caprichar e impressionar a família, os amigos? Então vai de nhoque de mandioquinha!
Não vou negar: dá um trabalhinho, como a maioria dos nhoques, mas o resultado compensa, hein?!
Então, crie coragem e mãos na massa!




Comece  colocando uma panela bem grande com água para ferver (essa água será usada para cozinhar o nhoque). Em seguida, descasque 1kg de mandioquinha ou batata baroa. Coloque para cozinhar (de preferência no vapor, assim não acumula tanta água e você vai precisar de menos farinha - ou seja, sabor mais gostoso). Quando estiver bem macia, passe a mandioquinha pelo espremedor, reduzindo a um purê.

Transfira para um bowl e acrescente 3 colheres de sopa de queijo ralado (pode ser parmesão, muçarela, canastra, meia cura...), 1 colher de sopa de açúcar, 1 ovo e sal a gosto. Misture bem e acrescente mais ou menos 5 colheres de sopa de farinha de trigo. O mais ou menos é orque, se precisar, você pode colocar um pouquinho mais, pra dar o ponto.

Para facilitar a minha vida, eu coloco essas medidas e uso uma manga de confeitar ou até mesmo um saquinho plástico com a pontinha cortada, ao invés de enrolar na bancada e cortar - acho que faz muita sujeira! kkkk.

Então, pegue um saquinho plastico, de preferência daqueles mais grossinhos, corte a pontinha e coloque uma parte da massa lá dentro. Sobre a panela de água fervente vá apertando o saquinho e cortando os pedaços com a ajuda de uma faca. Espere as bolinhas subirem e retire com uma escumadeira, colocando-as em um escorredor de macarrão. Aí e só colocar o molho desejado - o meu foi de tomates mesmo, salpicar com um queijinho ralado e se deliciar!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário