domingo, 30 de outubro de 2016

Fudge de chocolate

Fudge é aquela receita que dá até medo! Mega fácil de fazer, eles são deliciosos, e se você não se cuidar, vai ficar viciada nesses quadradinhos de chocolate macios e maravilhosos!! A vontade é de come-los como se não houvesse amanhã!!!! Hahahaha!
Mas vamos à receita:



Em uma panela de fundo grosso, coloque 350g de chocolate meio amargo picado, 1 lata de leite condensado e 1 colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo baixo, misturando até derreter e ficar homogêneo. Forre uma assadeira ou refratário  de cerca de 25cm x 15cm com plástico filme e despeje a mistura. Cubra com filme plástico. Deixa esfriar, coloque na geladeira e no dia seguinte, corte os quadrados. Resista se puder!!!

sábado, 29 de outubro de 2016

Lasanha de presunto e queijo

Pro domingão não ter erro, lasanha é a pedida certa!


Se tiver meio friozinho então, como aqui em São Paulo (sim, é fim de outubro e ainda estamos tendo temperaturas na casa dos 15-18 graus!), aquece o coração da gente! É comida que lembra carinho de mãe! Bora deixar a preguiça de lado e fazer?

Você vai precisar de 300g de massa para lasanha (eu uso da Divella, que vai direto pro forno).
Molho de tomate
Molho Branco
400g de presunto
500g de muçarela
Parmesão para finalizar




Para o molho de tomate

Em uma panela de fundo grosso coloque 3 colheres de sopa de óleo e meia cebola cortada em cubos pequenos. Leve ao fogo e deixe dourar, ou até que a cebola fique bem transparente. Acrescente dois dentes de alho picadinhos e deixe refogar por um minuto. Coloque 4 colheres de sopa (bem cheias) de extrato de tomate e misture. Coloque uma colher de chá de açúcar (é isso que vai regular a acidez do seu molho) e misture novamente. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto e acrescente 3 cravos (eles serão retirados depois, mas fazem uma diferença incrível no sabor do molho!) Coloque 1 litro de água e deixe ferver até apurar e ficar com uma consistência mais grossinha (cerca de 40 minutos).  Retire os cravos com a ajuda de uma colher.
Prepare o molho branco: Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de óleo. Deixe derreter em fogo baixo e acrescente meia cebola cortada em cubos pequenos. Deixe dourar e acrescente 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Mexa rapidamente, incorporando toda a farinha e deixando que ela também doure. Coloque uma xícara de leite e mexa bastante, com a ajuda de um batedor de arame, pra que não fique nenhum gruminho. Feito isso, acrescente mais 3 copos de leite e deixe ferver, em fogo baixo, mexendo sempre. Desligue o fogo e acrescente 1 xícara de queijo muçarela ralado. Mexa para que o queijo derreta.




Agora é hora de montar a lasanha. Em um refratário, coloque uma camada de molho de tomate, uma de massa de lasanha, novamente uma camada de molho de tomate, uma camada fina de molho branco, cubra com presunto e muçarela e repita essa sequencia. Na última camada, coloque a massa de lasanha, o molho de tomate, presunto, queijo e finalize com uma camada generosa de molho branco. 



Salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno coberto com papel alumínio por cerca de 40 minutos. Retire o alumínio e deixe gratinar!




quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Porta-papel sulfite DIY

E pra não dizer que eu só falo de comida, hoje a dica é reaproveitar materiais! 

Usando uma tampa de caixa de sapatos dá pra fazer um porta-papel sulfite bem bacana pra ficar ao lado da impressora e deixar  as folhas à mão pras atividades no home office!.


Separe os materiais: 
Tampa de caixa de sapatos (deve ser uma tampa bem larga. A que eu usei foi da melissa e mede cerca de 30cm x 22,5cm)
Tecidos de 2 cores/estampas diferentes (de preferência tricoline)
Estilete
Tesoura
Régua
Pincel
Cola branca
Papel cartão



Comece tirando uma das laterais da tampa com a ajuda de um estilete. A sua tampa agora terá o fundo e somente 3 laterais.

Meça o tamanho do fundo e das laterais que sobraram e corte retângulos de papel cartão nas medidas encontradas menos 0,5cm de cada lado. Por exemplo: Se o retângulo do fundo mede 30 x 25, corte o papel cartão com 29,5 x 24,5.

Você terá então quatro retângulos. Reserve.

Agora é a hora de cortar os tecidos. No tecido principal, aquele que ficará de fora da tampa, portanto mais aparente, use a tampa para medir, lembrando-se de contar as laterais + 2cm, pra que você possa encapar toda a tampa, inclusive as laterais, fazendo uma viradinha pra dentro pra dar um bom acabamento.

Pegue os retângulos de papel cartão e o tecido do fundo e faça da seguinte forma: Cada retângulo será encapado, portanto o tecido deverá ser cortado nas medidas dos retângulos, porem com uma sobra de cerca de 2cm, pra virar o tecido e dar um bom acabamento.

Coloque um pouco de cola em um recipiente e misture água (proporção de uma parte de cola para meia de água) e  aplique nas peças com um pincel.
Encape atoda a parte de fora da tampa e os retângulos de papel cartão. Agora é só colar os retângulos na parte interna da caixa, esperar secar e pronto!!!

Fica uma graça e bem mais organizado!!




segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Aprendendo a costurar - bata

Tenho tentado aprender a costurar. Desde o ano passado fiz alguns cursos com a Francine Lacerda, e foi ótimo! Fiz vestidos, saias e toda sorte de coisinhas pra casa! Outro dia tomei coragem e resolvi tentar fazer uma bata para as minhas filhas.

Me inspirei em uma batinha bem antiga que elas tinham quando eram menores e já não servia mais, mas era linda, linda.
O molde da parte de cima eu fiz com base em uma regata que elas tem, apenas fiz um prolongamento pra poder fazer o transpassado. Aí depois cortei os retângulos pra fazer o "corpo"da blusa e parti para a costura!




Adorei fazer, achei super fácil e o resultado, modéstia a parte, ficou encantador!

Vale a pena se arriscar em uma máquina de costura! Por isso incentivo todo mundo que tem uma vontade, ainda que pequenininha, de aprender, a criar coragem e procurar um curso bacana que ensine os princípios básicos de costura!

Aí é só usar a criatividade!!!

domingo, 23 de outubro de 2016

Taça de chocolate branco, morangos e suspiros

Essa é pra quem tá com aquela preguiça de uma sobremesa elaborada, mas tá a fim de se esbaldar com uma gordice deliciosa!




Derreta 300g de chocolate branco no microondas (vá parando de 40 em 40 segundos, pra misturar e não queimar o chocolate) e acrescente 1 lata de creme de leite. Misture bem. Enquanto esfria, parta os morangos de 1 caixinha em pedaços pequenos, reserve. Esfarele cerca de 200g de suspiros e reserve. Deixe 100g de suspiros inteiros para finalizar a sobremesa.

Para a montagem: Em uma taça, coloque uma camada de ganache branco, uma camada de morangos e uma de suspiros esfarelados. Repita até preencher o recipiente. Regue com grenadine (opcional) e finalize com um suspiro!

É de comer de joelhos!!!!!

Bisnaguinha Caseira

Pão quentinho no café da manhã é pra fazer o dia de qualquer um mais feliz! E se for um pãozinho caseiro, bem fofinho, com uma manteiguinha derretendo por cima, aí é pra morrer de alegria!!!
Bora??





Comece dissolvendo 30g de fermento biológico (ou 10g de fermento biológico seco) em 250ml de água morna, 3 colheres de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de farinha de trigo, em um bowl. Deixe descansar por 15 minutos coberto com um pano de prato. Acrescente, então, 1/4 de xícara de chá de óleo, uma colher de chá de sal e 2 xícaras de farinha de trigo. Vá misturando a massa e acrescentando mais farinha, até que a massa comece a desgrudar das mãos. Sove bastante (e bastante é bastante mesmo, cerca de uns dez minutos, daí a massa ficará bem macia depois de assada!). Deixe descansar por mais 15 minutos (de novo, coberto por um pano de prato). Passado esse tempo, divida a massa em 3 partes, polvilhe a bancada com farinha de trigo e abra a massa, em um retângulo estreito, de modo a fazer um enrolado bem comprido (tipo uma cobrinha mesmo). Aí é só cortar os pedaços do tamanho que você quiser sua bisnaguinha. Repita para o restante da massa, coloque os pãezinhos em uma assadeira e deixe crescer até dobrar de volume (vale cobrir com uma toalha e um cobertor! kkk). Pincele gema e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos, ou até corar!


sábado, 22 de outubro de 2016

Bolo prestígio de festa

Bolo prestígio é aquele bolo suuuper tradicional, delicioso e que tem um gostinho de infância, né não??




Ele é o bolo favorito do meu marido, e como aqui em casa o aniversariante tem direito a escolher o bolo no dia do aniversário, a pedida dessa vez foi o Bolo Prestígio! Vamos lá???

Comece fazendo o pão de ló para a massa. Como eu queria um bolo pequeno, fiz meia receita, assim, ó:

Bata 3 claras em neve e reserve. Ainda na batedeira, bata 3 gemas com 1/2 xícara de chá de água até crescer bastantão. Coloque então 1 xícara de chá de açúcar e duas colheres de sopa bem cheias de cacau em pó e bata novamente. Dispense a batedeira e agora faça tudo com a ajuda de um batedor de arame. Acrescente à mistura de gemas 1 1/4 xícara de chá de farinha de trigo e misture delicadamente. Coloque 1/2 colher de sopa de fermento em pó e misture novamente. Misture agora as claras em neve reservadas, misturando sempre de baixo para cima, somente para incorporar as claras. Coloque em forma untada e enfarinhada (eu usei uma redonda, de fundo removível, com 20cm de diâmetro), e asse em forno pré aquecido a 150 graus, até passar no teste do palito, cerca de 30 minutos.

Vamos então ao primeiro recheio:

Em uma panela de fundo grosso coloque uma lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e 100g de coco fresco ralado (se não tiver, use o de saquinho mesmo, mas ai vale a pena comprar o coco em floco sem açúcar!). Leve ao fogo médio até engrossar, como um brigadeiro. Deslique o fogo e coloque 1 caixa de creme de leite. Transfira para um bowl e deixe esfriar.

Agora é a vez do segundo recheio:

Derreta 200g de chocolate branco no microondas (sempre de 40 em 40 segundos, mexendo nos intervalos, pro chocolate não queimar) e acrescente meia caixa de creme de leite e 50ml de leite de coco (eu usei leite de coco caseiro, e vou falar, fica delícia!). Misture bem e coloque na geladeira. (Precisa estar gelado pra ficar na consistência ideal).

E a deliciosa cobertura:

Em uma panela de fundo grosso coloque uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de manteiga, duas colheres de sopa de chocolate em pó e 200g de chocolate ao leite. Faça como um brigadeiro, desligue o foco e coloque meia caixa de creme de leite. Transfira para um bowl e deixe esfriar.

Para umedecer o bolo, faça uma misturinha com 150ml de leite de coco, meia xícara de chá de leite e duas colheres de sopa de açucar (se você gostar e tiver em casa, coloque as sementes de duas bagas de cardamomo - dá um tchan na receita, fica demais).

Agora vamos pra montagem:

Desenforme o pão de ló e com uma faca grande (aquela de pão é ótima pra isso) corte o pão de ló em três camadas finas. Coloque a base no prato em que o bolo será servido e regue com parte da calda. Coloque o primeiro recheio. Cubra com a fatia do meio do pão de ló, regue novamente, coloque o segundo recheio, e fique tranquila, ele vai escorrer um pouco pelos lados, mas isso é o esperado. Assim fica mais apetitoso ainda! Cubra com a parte de cima do pão de ló, regue novamente e coloque a cobertura. Também gosto de colocar as colheradas e deixar que escorram pelo lado do bolo, sem precisar me preocupar tudo. Acho que vira um bolo semi-naked (isso existe??), porque fica aparecendo parte do recheio e a cobertura escorrendo. Dá uma olhada na foto, e vê se não fica com uma aparência óteema!
Pra decorar, abuse do coco em fita!!! E arrase!!!








terça-feira, 18 de outubro de 2016

Hamburguinhos

E pra variar, que tal fazer mini hamburgers pro lanche da garotada, ou até mesmo como petisco em um encontro de amigos??



Esse hamburger é beeem fácil, fica delicioso, só com ingredientes saudáveis, ou seja, não tem como não provar!!



Comece colocando meio quilo de carne moída em um bowl (sempre uso patinho, e peço ao açougueiro para moer duas vezes), 1 ovo, 1 cebola ralada, 1 colher de sobremesa de alho picado, duas colheres de sopa de farinha de rosca, 1/2 colher de sopa de sal, pimenta do reino à gosto e uma xícara de salsinha picada.

Pode até misturar com uma colher, mas pra ficar bem homogêneo não tem escapatória: tem que usar a mão e misturar tudo bem misturadinho! :)

Com a ajuda de uma colher de sobremesa, faça porções da "massa", enrole e achate, dando o formato de hamburger. O rendimento é ótimo, aqui em casa, foram 37 mini delícias!






Agora vem o final:Costumo fazer na airfryer, daí é só pincelar o recipiente com óleo, colocar os bifinhos e pincelar novamente, por cima. Coloco em temperatura 200 graus, por cerca de 17 minutos. Se não tiver airfryer, sem crise! Unte uma assadeira com óleo, coloque os mini hamburgers, pincele novamente por cima, e coloque em forno pré aquecido a 200 graus até ficar torradinho (cerca de 35-40 minutos).

Sirva com catchup, mostarda, ou uma maionese bem gostosinha!!




domingo, 16 de outubro de 2016

Nhoque de mandioquinha ou batata baroa

Tá sem ideia pro almoço de domingo? Tá a fim de caprichar e impressionar a família, os amigos? Então vai de nhoque de mandioquinha!
Não vou negar: dá um trabalhinho, como a maioria dos nhoques, mas o resultado compensa, hein?!
Então, crie coragem e mãos na massa!




Comece  colocando uma panela bem grande com água para ferver (essa água será usada para cozinhar o nhoque). Em seguida, descasque 1kg de mandioquinha ou batata baroa. Coloque para cozinhar (de preferência no vapor, assim não acumula tanta água e você vai precisar de menos farinha - ou seja, sabor mais gostoso). Quando estiver bem macia, passe a mandioquinha pelo espremedor, reduzindo a um purê.

Transfira para um bowl e acrescente 3 colheres de sopa de queijo ralado (pode ser parmesão, muçarela, canastra, meia cura...), 1 colher de sopa de açúcar, 1 ovo e sal a gosto. Misture bem e acrescente mais ou menos 5 colheres de sopa de farinha de trigo. O mais ou menos é orque, se precisar, você pode colocar um pouquinho mais, pra dar o ponto.

Para facilitar a minha vida, eu coloco essas medidas e uso uma manga de confeitar ou até mesmo um saquinho plástico com a pontinha cortada, ao invés de enrolar na bancada e cortar - acho que faz muita sujeira! kkkk.

Então, pegue um saquinho plastico, de preferência daqueles mais grossinhos, corte a pontinha e coloque uma parte da massa lá dentro. Sobre a panela de água fervente vá apertando o saquinho e cortando os pedaços com a ajuda de uma faca. Espere as bolinhas subirem e retire com uma escumadeira, colocando-as em um escorredor de macarrão. Aí e só colocar o molho desejado - o meu foi de tomates mesmo, salpicar com um queijinho ralado e se deliciar!!





sábado, 15 de outubro de 2016

Bolo de paçoca

Mês de junho já terminou faz tempo, mas a vontade de comer bolo de paçoca nunca acaba!
E como não dá pra ficar só na vontade, vai um bolo de paçoca aí??



Bolo de Paçoca

Coloque em um bowl 3 ovos, 1 colher de chá de essência de baunilha, meia xícara de óleo e uma xícara de chá de leite. Misture bem com um batedor de arame. Acrescente uma xícara de chá de açúcar e misture novamente. Coloque então 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo, 6 paçocas de rolha esfareladas e 1 colher de café de canela em pó. Misture até ficar bem homogêneo. Finalize com uma colher de sopa de fermento em pó e mexa delicadamente. Coloque em uma forma para pudim (aquelas com furo central) untada e enfarinhada, e leve ao forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos, ou até passar no teste do palito.

Enquanto isso, faça a cobertura: Em uma panela de fundo grosso, coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, 6 paçocas de rolha esfareladas e 1/2 xícara de chá de leite, 6 paçocas de rolha e 1/2 xícara de chá de leite. Leve ao fogo até começar a engrossar. O ponto correto é anterior ao do brigadeiro. Assim, quando esfriar a cobertura não fica muito grossa. Coloque por cima do bolo assim ó!



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Franguinho com catupiry

Quer descomplicar o almoço ou jantar do dia a dia, mas sem abrir mão de comida gostosa??
Olha só essa dica exxxperta, e super fácil de fazer!




Franguinho com catupiry

Comece cortando meio quilo de peito de frango (pesado sem o osso) em cubos médios (da mesma forma que para um strogonoff). Tempere com meia colher de sopa de sal e pimenta do reino à gosto.
Coloque três colheres de sopa de óleo em uma panela grande e deixe esquentar bastante! Pra mim, o segredo de um frango refogado macio e suculento é a temperatura da panela! Coloco sempre na chama mais potente do fogão, e na temperatura máxima! Assim que esquentar coloque o frango já temperado e deixe por uns cinco minutos sem mexer (e não se esqueça: fogo alto!) Enquanto isso, corte meia cebola em cubos grandes. Passados os cinco minutos, vire os cubos de frango e deixe por mais alguns minutos, pra que dourem por igual. Aí é a hora de colocar a cebola e dar uma misturadela. A cebola dá uma murchada e o seu caldinho faz com que aqueles "queimadinhos" da panela se soltem. Por fim, pingue cerca de 1/4 de xícara de chá de água no refogado, só pra terminar de desgrudar os queimadinhos. Transfira para uma travessa e coloque cerca de 200g de queijo cremoso (tipo catupiry).
Cubra com cubinhos de bacon frito e leve ao forno para esquentar.


Ah! E pra fazer o bacon, vale aquela técnica do microondas: corte os cubinhos de bacon (aproximadamente 100g), coloque em um prato forrado com duas folhas de papel toalha. Cubra com uma folha de papel toalha e leve ao microondas por 3 minutos (potência alta). Veja se ficou bom e se precisar, coloque um pouco mais!

E fica uma delícia também como aperitivo, em um encontro com amigos, hein?!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Bolo de limão

E pra comemorar o dia das crianças, hoje tem bolo por aqui!

Dessa vez a pedida foi bolo de limão! Doce na medida, não dá vontade de parar de comer! A criançada adora!!!!



A receita eu peguei do Na minha panela, e fiz algumas poucas alterações:

Coloque em um bowl 1 1/2 xícara de chá de açúcar, 3/4 de xícara de chá de manteiga e 3 ovos. Misture bem até ficar clarinho e fofo (nem precisa usar batedeira, um batedor de arame resolve bem!), acrescente, então, 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo e o suco de um limão. Misture bastante, até ficar homogêneo. Coloque 1 colher de sobremesa de fermento em pó e misture delicadamente. Por fim, eu acrescentei 4 colheres de sopa de semente de papoula, que dá um crocantinho delícia na massa! Despeje em uma assadeira pequena, untada e polvilhada, e asse em forno pré aquecido, a 180 graus, por cerca de 30 minutos, ou até passar no teste do palito.

Para cobrir, derreti 200g de chocolate ao leite e misturei 1/4 de xícara de chá de leite quente. Pronto! É só colocar por cima do bolo, já frio, e se deliciar com essa maravilha!!


Biscoito de canela

E como o inverno tá teimando em não ir embora, vamos aproveitar o que tem de bom no tempo friiioooo!
Biscoito de canela e chá!




Para os biscoitos, coloque em um bowl 175g de farinha de trigo, 100g de manteiga, 60g de açúcar (gosto de usar mascavo, mas pode ser qualquer um), 1/2 colher de chá de fermento em pó, uma pitada de sal, 1/2 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de cacau em pó e 2 gotas de baunilha.

Misture bem com as mãos, e se precisar, coloque um pouquinho de água para dar o ponto! Depois, enrole as bolinhas (como se fosse um brigadeiro, embora o ponto da massa seja mais durinho) e achate com um garfo. Asse em forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 20 minutos.

Importante: Enquanto estiver assando, fiqe de olho na parte de baixo dos biscoitos. Quando ela começar a corar, pode tirar. Apesar deles parecerem meio molinhos, quando esfriam ficam suuuper crocantes!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Kit para o dia dos professores

Dia dos professores tá chegando, e por aqui as lembrancinhas - todas handmade - já estão prontinhas!


Aproveitei três técnicas diferentes pra fazer o kit das prôs: porta lápis em crochê, necessaire de tecido e marca páginas (scrapbook).






Uma delícia de fazer, as lembrancinhas são super úteis e foram planejadas com muito carinho para alegrar o dia essas queridas que cuidam tão bem dos nossos filhos!


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Chancliche caseiro

Vai receber os amigos em casa nesse final de semana? Nada melhor que uns pãezinhos e umas pastinhas, não acha??
Além de comporem lindamente a mesa, são fáceis de fazer e fazem bonito em qualquer recepção!




Hoje a ideia é fazer um delicioso chancliche. Super fácil e os ingredientes são fáceis de encontrar!



Em um processador, coloque uma colher de sopa de gergelim torrado, uma colhers de sopa de orégano seco, 1 colher de sobremesa de cominho em pó, uma pitada generosa de sal e uma de pimenta do reino. Bata bastante. A seguir, amasse uma ricota de mais ou menos 400g e misture com o tempero feito. Reitre a semente de dois tomates e corte-os em cubinhos. Corte em cubos pequenos uma cebola. Acrescente o tomate e acebola à ricota temperada, e coloque meia xícara de salsinha picadinha. Regue a mistura com 1/4 de xícara de chá de azeite e esprema o caldo de meio limão (o limão é opcional). Misture e sirva acompanhado de pão sírio, torradas ou até mesmo pão francês!


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rosca de coco

A receitinha de hoje é pra quem quer impressionar em um café da tarde com amigos, ou mesmo nos cafés da manhã da firrma, mas sem ter muito trabalho ou despesa! Minha vó faz essa receita há anos e é sucesso garantido! Vamos lá?

Rosca União em Espiral

Comece fazendo a massa. Em um bowl, coloque 50g de fermento biológico em 200ml de leite morno, 1 colher de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de sal. Misture bem e deixe descansar, coberto com um pano de prato, por 15 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Misture 10 colheres de sopa de coco ralado (eu usei o seco, em flocos, mas pode ser natural também - menos o adoçado) com um copo de açúcar e 4 colheres de sopa de manteiga.Volte, então, para a massa. Acrescente 3 gemas, 1 colher de sopa de manteiga, uma colher de chá de sal e farinha de trigo, aos poucos, até desgrudar das mãos (cerca de 5 xícaras de chá, rasas). Sove bastante! Quanto mais sovar a massa, mais macia ela ficará depois de assada. Polvilhe farinha de trigo em uma bancada e abra a massa com um rolo, numa espessura de meio centímetro. Passe uma camada fina do recheio, e enrole como um rocambole. Corte pedaços de cerca de 6 centímetros e arrume-os em uma forma com furo central untada. Não coloque os pedaços muito próximos, pois a massa irá crescer!


 Deixa a rosca descansar em um lugar abafado (aqui, como estava bem frio, cobri com um cobertor) até que ela dobre de tamanho. 



Asse em forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 20 minutos. Aí é hora de partir pra calda! Leve ao fogo 1 copo (200ml) de açúcar, 1 copo de leite, 1 colher de sopa de canela em pó e 1/2 colher de sopa de essência de baunilha. Espere ferver, misturando bem os ingredientes, desligue o fogo e aguarde!
Verifique a rosca que está assando. Quando ela começar a dourar por cima, jogue a calda quente e volte a forma ao forno por mais cinco minutos. Está pronto!!! Deliciosa!






quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Bolo de amora

Outro dia fui passar o final de semana em Minas e trouxe um pote cheio de amorar colhidas na fazenda! Que delicia! E pra aproveitar essas delicias roxinhas, nada melhor que um bolo!




A receita eu encontrei no ICKFD e fiz algumas adaptações conforme o que gosto e tinha em casa!

Bata 4 claras em neve e acrescente 1 xicara de acucar demerara. Reserve. A parte, bata bem 4 gemas, 1 colher de sopa de extrato de baunilha, 2 colheres cheias de õleo de coco e 1 vidrinho de leite de coco (200ml) ate ficar bem clarinho. Acrescente meia xicara de farinha de amendoas, uma xicara de farinha de arroz e uma pitada de sal. Misture bem e coloque 2 colheres de cha de fermento em po. Feito isso, acrescente as claras reservadas delicadamente, apenas para misturar. Asse em forma untada e enfarinhada em forno pre aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos ou ate passar no teste do palito.

Agora é a hora de fazer a cobertura, penetra no bolo e deixa uma cor linda, além de ser uma delícia!
Bata (no liquidificador ou mixer) 1 xícara e meia de amoras, 1/4 de xícara de açucar de confeiteiro e 1/4 de xícara de grenadine.



Depois que o bolo esfriar e for desenformado, regue com a calda!


terça-feira, 4 de outubro de 2016

Clutch de croche

E olha aí mais um projeto handmade! Dessa vez em crochê! 



Essa foi uma das primeiras peças que eu fiz em crochê. Sempre tentei aprender, mas achava difícil, complicado. Daí resolvi assistir uns tutoriais no Youtube, e passei um domingo inteiro fazendo correntinhas! kkkkk
Mas no fim, deu certo, e já até consigo me arriscar em uns projetos mais desafiadores!

Frango refogado com ervilhas e shoyu e pure de mandioquinhas

E para um jantar de dia de semana, daqueles bem corridos, se tornar uma ocasião especial, é só prepara um  franguinho refogado com ervilhas e shoyu, um purê de mandioquinhas, salada de rúcula com tomates e tcharam!!! Facinho, facinho! Vamos à receita:



Comece descascando e cortando em cubos, 700g de mandioquinha. Coloque em um panela, cubra com água, coloque uma boa pitada de sal e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, ou até as mandioquinhas ficarem macias (espete com uma garfo pra ver se estão boas!). Enquanto as mandioquinhas cozinham, corte 500g de peito de frango em cubos pequenos e tempere com meia colher de sopa (não muito cheia) de sal e pimenta do reino à gosto. Em uma panela, coloque três colheres de sopa de óleo e aqueça. O segredo desse franguinho é a panela estar beeemm quente! Coloque os cubos de frango em fogo bem alto, e deixe lá por cerca de 4 minutos, sem mexer, até dourarem. Só então vire os cubinhos pra que dourem do outro lado. Volte para as mandioquinhas, desligue o fogo, escorra a água e amasse bem amassadinho, com a ajuda de um garfo. Acrescente meia xícara de chá de leite, uma colher bem cheia de manteiga. Volte ao fogo baixo, tempere com sal e pimenta do reino à gosto e acrescente meia xícara de muçarela ralada. Mexa rapidamente e desligue o fogo. Finalize o frango, acrescentando meia cebola picada em cubos, 2 colheres de sopa de shoyu e deixe refogar por mais 5 minutos, em fogo baixo. Um minuto antes do final, acrescente meia xícara de ervilhas frescas congeladas. Sirva com a salada de sua preferência!!!

Marca-paginas feito com tecido

Adoro ler!! E pra leitura ficar ainda mais interessante, substitui aqueles marca-páginas distribuídos em livrarias por outros, totalmente feitos à mão e que dão uma levantada no visual, não acham?





O passo a passo é bem simples: corte uma tira de papel cartão com 5cm de largura e 20cm de altura. Corte dois quadrados de tecido de algodão na estampa que preferir, nas medidas de 6cm de largura por 21cm de altura. Com a ajuda de um pincel, passe cola em um lado do papel (tem que ser cola cascorez - aquela do rótulo azul) e estenda o retângulo de tecido por cima, alisando com a ajuda de uma régua ou espátula. Repita o procedimento do outro lado. Não se preocue com as sobras nas laterais. Aguarde secar por 12 horas. Então, com uma tesoura de picotar, apare as laterais do marca-páginas. Com ajuda de um furador (eu usei uma ferramenta específica para scrapbook que faz furos e coloca ilhós - a crop, mas o furador dá conta do recado), faça um furo na extremidade superior, cuidando para que ele fique centralizado e a 1cm da borda superior. Aí é só finalizar com uma tirinha de couro. Mas vale usar a criatividade, e usar barbante, cordão encerado, lã....

Salada de frutas eh o que ha!

Essa não tem nem receita! Mas vale a pena fazer em casa! Além de super gostos e prática, a salada de frutas aproveita tudo o que você tem na geladeira, além de ser um lanche super saudável pras crianças!




Nessa eu usei as frutas que tinha em casa: morangos, abacaxi, maçã, banana e uvas. Piquei tudo em cubinhos, acrescentei o suco de duas laranjas e 2 colheres de sopa de grenadine.

Aprender a costurar

Sempre gostei de aprender a fazer de tudo. Já fiz curso de pintura, de tricô (esse eu tinha dez anos de idade quando comecei!!!), de biscuit, de cartonagem, revestimento de caixas, patchwork, e por aí vai...

Mas sempre tive medo de aprender a costurar roupas. Talvez pela comodidade de ter roupas prontinhas nas lojas, por preços às vezes bem acessíveis, outras nem tanto, ou pelo receio de ficar "fora de moda", acabei deixando isso de lado por um bom tempo. 

Foi em 2015, depois das minhas filhas ficarem loucas pra terem os quimonos que viraram febre naquele ano, que acabei procurando vários modelos na internet e vendo que era possível fazer um, mesmo com os meus conhecimentos super restritos nessa área... rsrs
Mas isso vai ser um outro post, porque o objetivo desse aqui é contar o que veio depois: eu acabei me empolgando e procurei cursos que ensinassem iniciantes, porém que não fossem longos, já que tempo é uma coisa que eu, infelizmente, não tenho de sobra...
Daí achei a Francine Lacerda, que dá cursos incríveis para iniciantes, em que você já sai com uma peça, desenhada por ela, totalmente costurada por você, adequada ao seu tamanho e com tecidos super fofos. Resolvi encarar, e minha primeira peça foi logo um vestido.
Depois da aula, tomei coragem e fiz outros aqui em casa, e esse aí da foto, eu fiz com uma viscose antiguinha da minha vó, e criei até coragem pra mudar o modelo da parte de baixo do vestido!



Adorei o resultado final, fora o orgulho que dá, quando alguém elogia sua roupa e você diz: "Fui eu que fiz!"

Inspiracao

Inspiração para decoração de festa infantil. Simples, fácil e cheia de cores! Um charme!


Fonte: Pinterest

Bolo de laranja com casca e tudo

Sabe aquele dia que você quer um bolo bem levinho, pra acompanhar um chazinho antes de dormir?! Taí esse bolo mará de laranja, super fácil de fazer e que faz bonito em qualquer mesa de café da manhã ou da tarde!




Bolo de laranja
1 laranja com casca (sem a parte branquinha do meio e sem sementes)
4 ovos
1 xic chá de óleo
1/2 xic chá de açúcar
1 xic chá de farinha de trigo
1/2 xic chá de amido de milho
1 pitada de sal
Bata bem todos esses ingredientes no liquidificador. Depois, misture delicadamente uma colher de sopa de fermento em pó. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e asse por cerca de 40 minutos, ou até passar no teste do palito.
Enquanto isso, faça a calda:
1 xic chá de açúcar
1 xic chá de suco de laranja
Ferva por cinco minutos e regue o bolo já frio.


Aí, meu bem, é só se deliciar e receber os elogios!!

Necessaires para volta as aulas!!

Necessaires de volta às aulas!!!




Costurei essas necessaires pras crianças levarem pra escola! Nada melhor que uma novidade na mochila pra animar o retorno às aulas do segundo semestre!

O passo a passo pra fazer essas belezinhas foi explicado tintin por tintin na série "Descomplica"da Costureirinha no youtube!

Arroz Temperadinho

Para um jantar sem muita trabalheira, no dia a dia corrido de todo mundo, que tal um arroz temperadinho? Além de gostoso, ainda reaproveita as sobras de arroz que você tem em casa!





Arroz temperadinho


Ingredientes:
1 cebola descascada e cortada em meias luas
2 colheres de sopa de óleo
1 cenoura ralada
1 dente de alho picado
2 ovos
1 lata de milho verde
4 xícaras de chá de arroz cozido
Sal e pimenta do reino à gosto
cheiro verde à gosto


Refogue a cebola cortada em meia lua no óleo, até dourar.
Em seguida, acrescente a cenoura ralada e o alho bem picadinho. Coloque esse refogado num cantinho da panela e coloque os dois ovos. Tempere com sal e pimenta do reino (de preferência moídos na hora) e misture bem. Coloque o milho verde e quatro xícaras de arroz cozido. Acerte o tempero e deixe em fogo baixo até aquecer. Na hora de servir, coloque uma porção de cheiro verde (eu não tinha, então apelei pra azeitona preta).