segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Panqueca recheada com nutella

Sábado foi o aniversário da minha filha mais velha, a Sophia! E se tem uma pessoa que gosta mais de nutella, sério, eu não conheço!

E daí que eu vi umas panquecas recheadas com nutella outro dia, pela net, e resolvi fazer pro café da manhã da aniversariante!




A receita da panqueca eu peguei no Gordelícias, e o modo de rechear de umas fotos na net. Mas é tudo bem simples!

Comece colocando a nutella pra congelar - você vai precisar de 4 colheres de sopa: forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe a nutella sobre o papel (cerca de 1 colher de sopa), formando um círculo de mais ou menos 5cm de diâmetro use as costas da colher pra facilitar!). Faça 4 círculos e leve ao freezer para congelar (eu fiz na noite anterior).

Depois, faça a massa da panqueca (essa tem que ser feita na hora de servir!). Em um recipiente misture 1/2 xícara de leite, 1 ovo, 1 xícara de chá farinha de trigo,2 colheres de chá de fermento em pó, 1/2 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de óleo e 1 colher de chá de essência de baunilha. Misture tudo com a ajuda de um batedor de arame, até ficar bem homogêneo e sem gruminhos. Agora vamos fritas as panquecas: em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, coloque 2 colheres de sopa da massa e espalhe com a ajuda das costas da colher. Tome o cuidado para que o formato seja maior do que o da nutella congelada! Observe o cozimento da massa - ela vai ficando mais firme e dourada por baixo - e só então retire a nutella do freezer e coloque um disquinho sobre a massa na frigideira (volte sempre os discos de nutella ara o freezer, pois eles derretem bem rapidinho). Cubra a nutella com mais 2 colheres rasas da massa, espalhe com a colher, cobrindo todo o creme de avelãs, e com a ajuda de uma escumadeira ou espátula, vire a panqueca pra que doure do outro lado. Lembre-se sempre de usar o fogo baixo, para que a masse fique bem cozida! Repita o processo com o restante da massa e sirva na sequencia! Delícia é pouco, viu!?!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Bolo trufado

E pra quem, como eu, é super fã de chocolate, esse bolo é certeiro quando bate aquela vontade de se acabar na comilança!



Bem chocolatudo, molhadinho e com um mega recheio trufado, aposto que não vai sobrar nem um pedacinho pra contar história!

Para o bolo eu usei a minha boa e velha receita de pão de ló. Fiz meia receita mesmo, e foi o suficiente para um bolo de 20cm de diâmetro.

Para o recheio, de trufas, derreta 400g de chocolate ao leite no microondas (naquele esquema: 40s, para, mexe, mais 40s, e assim até que ele esteja derretido!). Quando já estiver derretido, acrescente 1 lata de creme de leite (com soro e tudo) e misture bem. Acrescente 100g de manteiga em temperatura ambiente e 1 xícara de chá de chocolate em pó. Misture bem e deixe na geladeira até firmar. Eu gosto de fazer de um dia para o outro e, no dia de usar, tirar da geladeira uns 30 minutos antes.

Faça a cobertura de brigadeiro: Em uma panela de fundo grosso coloque 1 lata de leite condensado, 2 colheres de manteiga e 3 colheres cheias de chocolate em pó. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até atingir a consistência de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente 3 colheres de sopa de creme de leite. Misture bem e reserve.

Calda para umedecer o bolo: Misture 300ml de leite com 2 colheres de sopa de achocolatado.

Montagem:Desenforme o pão de ló e corte fatias na horizontal. Você terá 3 fatias e, portanto, 2 camadas de recheio.
Use a mesma forma utilizada para assar o bolo e cubra-a com papel manteiga, tanto embaixo quanto nas laterais. Coloque a primeira fatia do bolo lá dentro. Regue com a calda. Coloque a metade do recheio. Acomode a outra fatia de bolo, regue e coloque o restante do recheio. Cubra com a última fatia de bolo. Leve o bolo à geladeira, de preferência de um dia para o outro (para o recheio firmar), para então cobri-lo.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Pavê de nozes e chocolate

Domingão sem sobremesa não rola! A de amanhã já tá prontinha! E como eu gosto e preciso de coisas práticas, fáceis, rápidas e, principalmente, deliciosas, esse pavê é a solução! E vamos combinar, nozes fazem tudo ficar uma delícia!





Em uma panela de fundo grosso, coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e 100g de nozes trituradas. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até que o creme desgrude da panela. Desligue o fogo e acrescente 1 caixa de creme de leite. Misture bem e coloque em uma travessa bem bonita! Leve à geladeira e só depois de frio e firme coloque a cobertura.


Para a cobertura, derreta 200g de chocolate ao leite (pode ser em banho-maria ou no microondas - eu prefiro - colocando de 40 em 40 segundos, mexendo a cada parada) e acrescente 1 lata de creme de leite (como soro e tudo!). Misture e coloque por cima do creme de nozes. Leve à geladeira, decore com nozes e sirva bem geladinho!



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Pizza da preguiça!

Uma opção curinga pra se ter em casa é massa folhada! Ela vai desde o grissini de última hora, passando pela pot pie e terminando nessa delícia de pizza de preguiçoso! Não chega nem a ser uma receita, de tão simples! Mas fica danado de bão!




Em uma assadeira abra um retângulo de massa folhada. Espalhe fatias de presunto e de muçarela por cima. Cubra com rodelas de tomate temperadas com sal e finalize temperando com orégano seco.

Se quiser variar o recheio, o céu é o limite!

Leve ao forno médio, pré aquecido, por cerca de 25 minutos, ou até que a massa esteja dourada por baixo.

Retire do forno e se delicie!!!


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Batata gratinada

Batata é demais! Ô coisinha versátil! Aqui em casa ela é companhia frequente no jantar! E dá pra fazer de vários jeitos! A ideia de hoje eu fiz pra acompanhar uma carne assada e ficou pra lá de bom!




Descasque cerca de 1kg de batatas e corte-as em rodelas finas. Espalhe as rodelas em uma travessa/refratário e coloque leite até chegar ã metade da altura das batatas. Tempere com sal, noz moscada ralada na hora e pimenta do reino à gosto. Acrescente 1 lata de creme de leite e 1/2 copo de requeijão. Dê uma misturadela e cubra com muçarela à gosto. Leve ao forno médio, pré aquecido, por cerca de 40 minutos, para que as batatas cozinhem e o queijo seja gratinado. Fica espetacular!!!!!


sábado, 4 de fevereiro de 2017

Bolo de brigadeiro e bicho de pé

O começo do ano aqui em casa é festa atrás de festa! Meus três filho fazem aniversário em janeiro e fevereiro e já virou tradição o bolo no dia de cada um! Ah! E com direito a escolher o sabor favorito!
A escolha do Rafa foi por um bolo com recheio de brigadeiro e bicho de pé! Ficou sensacional! Além de lindo, né??? Esse da foto eu decorei com raspas de chocolate sabor morango, mas só depois de partido o bolo! Na hora do parabéns deixei decorado apenas com chocolate granulado, já que usamos os próprios brinquedos dele pra decorar a mesa!







Comece fazendo o pão de ló! Essa receita não tem erro, e fica fantástica! Como queria um bolo pequeno, afinal de contas não tá fácil pra ninguém, fiz meia receita e assei em uma forma de fundo removível de 20cm de diâmetro. Aqui vou passar a receita inteira!
Em uma batedeira, bata 6 claras em neve. Reserve.
Ainda na batedeira, bata 6 gemas e 1 xícara de chá de água até dobrar de volume. Acrescente 2 xícaras de chá de açúcar, até ficar um creme claro e fofo. Desligue a batedeira e agora conte com a ajuda de um batedor de arame. Acrescente 2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo e misture delicadamente, para incorporar. Ao final, acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó, continue misturando delicadamente. Acrescente asclaras em neve bem delicadamente. Coloque a massa em uma forma de fundo removível untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio/baixo, pré aquecido, até passar no teste do palito. (Se quiser fazer um bolo estilo confeitaria, asse em duas formas de 20cm de diâmetro, se não, use uma de 30cm)

Parta para o primeiro recheio, o de bicho de pé: Em uma panela de fundo grosso coloque 2 latas de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga e 8 colheres de sopa de "Quick"de morango. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até atingir a consistência de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente 4 colheres de sopa de creme de leite (usei o de caixinha). Misture bem e reserve.



Vamos ao segundo recheio, que será também a cobertura: Em uma panela de fundo grosso coloque 3 latas de leite condensado, 4 colheres de manteiga e 6 colheres cheias de chocolate em pó. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até atingir a consistência de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente o restante da caixa de creme de leite (da caixinha que sobrou do bicho de pé). Misture bem e reserve.

Para umedecer o bolo:  Faça uma mistura de 2 xícaras de chá de leite e 4 colheres de sopa de açúcar que será usada para regar o bolo.

 Montagem:
Desenforme o pão de ló e corte fatias na horizontal. Se estiver fazendo a receita inteira, ao final do processo você terá 4 fatias de bolo e, portanto, 3 camadas de recheio. Se estiver fazendo a metade, como eu, você terá 3 fatias e, portanto, 2 camadas de recheio.
Use a mesma forma utilizada para assar o bolo e cubra-a com papel manteiga, tanto embaixo quanto nas laterais. Coloque a primeira fatia do bolo lá dentro. Regue com a calda. Coloque o primeiro recheio. Acomode a outra fatia de bolo, regue e coloque o recheio, até que a última camada seja finalizada com bolo. Lembre-se que o brigadeiro também será usado na cobertura, então, o ideal é deixar 1/3 (se for a receita inteira) ou 1/2 (se for meia receita) reservado para este fim. Leve o bolo à geladeira, de preferência de um dia para o outro (para o recheio firmar), para então cobri-lo.



Passado o tempo de geladeira, vire o bolo em um prato bem lindo e prepare-se para colocar a cobertura! Com a ajuda de uma faca e uma colher, vá colocando porções do brigadeiro na parte superior do bolo e espalhando com a faca pelas laterais. Se quiser enfeitar, use confeitos. Fica bem bonitinho!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Rosca recheada (nozes, chocolate e canela)

É a terceira receita de rosca que eu posto aqui! Todas diferentes, uma toda caramelada e a outra mais tradicional, feita com leite condensado e recheio de canela. A de hoje é daquelas bem típicas do interior! Feita para render, meia receita rende até 6 roscas!!! E os ingredientes são bem simples, "dimodos"que dá pra pirar nos recheios e tentar várias combinações diferentes!




 Como disse, vou passar a receita reduzida, porque senão, haja muque pra sovar a massa!



Em uma bacia bem grande, dissolva 75g de fermento fresco (Sim, faz diferença! A massa cresce bem mais!) em 500ml de leite, 1/2 xícara de chá de açúcar e 1 xícara de chá de farinha de trigo. Mexa bem e deixe descansar até começar a crescer (cerca de 15 minutos). Lembre-se de cobrir com um pano de prato, e se o dia não estiver muito favorável, use um cobertor bem quentinho para cobrir!

Enquanto o fermento cresce, bata no liquidificador 5 ovos, 125g de manteiga, 50ml de óleo, 1 pitada de sal e 1 xícara de chá de açúcar. Bata bastante, pra mistura ficar bem cremosa!




Depois de crescido o fermento, acrescente a mistura batida no liquidificador. Misture e vá acrescentando farinha de trigo até desgrudar das mãos (eu usei cerca de 1,5kg, mas varia conforme a farinha utilizada...)

Sove bastante com as mãos. Esse é um dos segredos pra massa ficar bem fofinha! Depois, mantenha a massa na bacia, cubra novamente como o pano/cobertor e deixe crescer novamente, por aproximadamente 1 hora.

Passado este tempo, divida a massa em 6 partes e abra, em uma superfície untada com óleo, com a ajuda de um rolo.

Coloque o recheio, enrole como um rocambole e deixe crescer mais uma hora (de novo, coloque um cobertor por cima). Ao final, pincele uma gema por cima e leve para assar em forno médio, pré aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado.



As que eu fiz eu recheei assim:

Açúcar e canela - Misture uma proporção de 4 colheres de sopa de açúcar para 1 colher de sopa de canela em pó e polvilhe sobre a massa aberta, antes de enrolar.

Nozes e açúcar - Misture uma proporção de 1 colher de sopa de nozes trituradas para a mesma quantidade de açúcar e polvilhe sobre a massa aberta, antes de enrolar.

Chocolate - Polvilhe a massa aberta com cacau ou chocolate em pó. Em seguida, espalhe gotas de chocolate ao leite e enrole a massa.

Use a criatividade e os ingredientes que tem em casa e eu tenho certeza que sairão delícias!!!!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Panna cotta de baunilha com coulis de framboesa

Eu sou apaixonada por framboesa! Além de
achar a frutinha linda demais, eu acho o seu sabor sensacional, então, sempre que posso, eu tento fazer alguma sobremesa com essa delícia!

Dessa vez a escolhida foi a panna cotta! Pela simplicidade de fazer e pelo seu sabor mais neutro (fiz a versão de baunilha) achei que ficou perfeita a combinação com a framboesa!

Vamos à receita!

Em uma panela aqueça 500ml de creme de leite fresco, 1/2 xícara de chá de leite, 1/2 xícara de chá de açúcar e as sementes de uma fava de baunilha. Deixe ferver, em fogo baixo, por 5 minutos. Enquanto isso, dissolva 1 pacote de gelatina incolor/sem sabor conforme as instruções da embalagem, e após o processo, acrescente 2 colheres de sopa da mistura do creme ainda quente, para "temperar" a gelatina. Só então coloque toda a gelatina no creme, misturando bem.

Coloque o líquido em 6 taças individuais e leve ã geladeira por pelo menos 4 horas.

Faça agora o coulis de framboesa: Bata com um mixer ou liquidificador 2 xícaras de framboesas (pode usar as vendidas congeladas, porém em temperatura ambiente) e 1/3 de xícara de chá de açúcar.
Essa mistura será colocada por cima da pana cota. Decore com folhas de hortelã (eu não tinha, por isso não usei) e sirva bem geladinha!
Se quiser, unte forminhas com óleo e desenforme o creme de baunilha na hora de servir, regando com o coulis!