terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Pão naan e arroz basmati

Continuando com as receitas do jantar indiano, agora é a vez do pão naan e do arroz basmati!


 Para o pão, comece fazendo um buttermilk (coloque 3 colheres de sopa de vinagre branco em  1/3 de xícara de chá de leite, misture e deixe descansar por pelo menos 10 minutos). Reserve.


Em um pote, dissolva 1 colher de chá de fermento biológico seco em 2 colheres de chá de açúcar e 3/4 de xícara de chá de água morna. Deixe descansar até o fermento começar a agir (observe que se formará uma espuminha!).

Enquanto isso, coloque, em um bowl, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, a pontinha de uma colher de chá de fermento em pó e 1 colher de chá de sal marinho.


Volte ao pote com fermento e acrescente 3 colheres de sopa do buttermilk (pode ser substituído por iogurte natural) e 2 colheres de sopa de azeite. Misture e acrescente o líquido ao bowl contendo os ingredientes secos. Misture bem com as mãos e acrescente um pouco mais de farinha, se necessário. A massa deve ser bem trabalhada para que incorpore bem toda a farinha. A consistência final é mais mole e pegajosa que a de um pão normal. Finalizado, coloque a massa de volta no bowl e cubra com um pano de prato para que ela descanse por 2 horas.

Passado este período, separe pequenas porções da massa e abra, com a ajuda de um rolo ou mesmo usando a ponta dos dedos, em uma superfície enfarinhada, em formato de discos pequenos (cerca de 20cm de diâmetro).

Coloque então uma frigideira antiaderente no fogo bem forte, para que superaqueça. Pincele com manteiga derretida e coloque o pão, um a um, para "assar". O ideal é umedecer a mão e transferir um pouco da unidade para o pão antes de levá-lo à frigideira. Tampe a frigideira e observe que se formarão bolhas no pão. Vire-o e "asse"do outro lado. Repita com as outras porções da massa.

Para o arroz basmati, não tem uma receita.Eu 2 usei 2 copos de arroz, que apenas refoguei juntamente com 1 colher de sopa de cebola beeem picadinha e acrescentei 4 copos de água fervente. Assim que a água começou a secar, eu abaixei o fogo e tampei a panela até que toda a água secasse e o arroz estivesse cozido! E sim, eu NÃO coloquei sal. Esse arroz tem um perfume maravilhoso, e como eu servi junto com o picadinho indiano, super condimentado, ficou bem equilibrado!


Vale a tentativa, pra inovar em um jantar com amigos ou comemorar alguma data especial!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Picadinho indiano

Tenho tentado experimentar novos pratos. E vou falar: tenho ficado surpresa com o meu gosto por especiarias, temperos e coisas diferentes! A bola da vez é comida indiana!
Fiz outro dia um jantar indiano e o resultado surpreendeu! Comida boa e sem dificuldade no preparo!




Eu usei 500g de carne de cordeiro, mas pode ser filé mignon ou até mesmo peito de frango! E não se assuste com a quantidade! Como o prato é bastante temperado, um pouco já é suficiente pra deixar os "comentes"satisfeitos!



Vamos lá! Corte a carne em cubos médios/grandes e reserve. Em uma panela de fundo grosso acrescente 1 colher de sopa de óleo e as sementes de duas bagas de cardamomo e deixe-as refogar por 30 segundos. Após, coloque 1 cebola picada em cubinhos pequenos e deixe até que elas fiquem transparentes. Acrescente 1 colher de sobremesa cheia de gengibre ralado e 1 colher de sopa de alho picadinho e mexa por 1 minuto. Adicione 2 colheres de sopa de purê de tomate, misture e coloque 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de páprica picante e 1 colher de chá de páprica doce ou defumada, 1 colher de chá de cominho em pó, 1 colher de chá de garam massala e sementes de coentro à gosto. Deixe refogar por 3 minutos e adicione a carne picada. Misture e acrescente 250ml de água. Deixe ferver por 5 minutos e acrescente mais 500ml de água. Deixe ferver por 20-30 minutos ou até que a consistência do molho fique mais espessa e a carne cozida. Na hora de servir, acrescente um punhado de folhas de coentro picadinhas. Sirva com arroz basmati e pão naan. A receita desses dois eu posto outro dia! ;) É uma explosão de sabor!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Frango pseudo oriental

Depois de um tempinho de descanso, que pra mim passou voando, estou de volta à rotina! E pra começar, a idéia foi fazer um franguinho bem simples, com as coisas que tinha em casa, mas de uma maneira diferente e bem saborosa!
O "pseudo" oriental fica por conta do shoyu e gergelim usados pra dar uma graça na receita!


Corte 1kg de peito de frango em cubos médios. Tempere os cubos com 1 colher de sopa de sal e pimenta do reino à gosto. Se quiser, pode colocar, também, 1 colher de chá de páprica. Feito isso, adicione 2 colheres de sopa de farinha de trigo e misture, envolvendo os cubos na farinha.

Leve uma panela de fundo grosso ao fogo bem alto, e coloque 3 colheres de sopa de óleo. Deixe esquentar bem e coloque os cubinhos de frango. Deixe-os dourando por cerca de 5 minutos, e só então mexa-os pra que dourem do outro lado. Depois de dourados os cubos, acrescente 1/2 cebola cortada em cubos pequenos e 1/2 colher de sopa de alho picadinho. Deixe a mistura em fogo médio, pra que refoguem um pouco (cerca de 2 minutos) e então acrescente 1 1/2 xícara de chá de água. Com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela, pra que o queimadinho se solte e deixe ferver até formar um caldo grossinho. Coloque 2 colheres de sopa de shoyu e misture. Desligue o fogo e acrescente 3 colheres de sopa de gergelim preto. Sirva com arroz branco e salada! Simples e bem gostoso!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Rosca de leite condensado

Adoro fazer pão! Acho uma delícia sovar a massa, parece até um pouco relaxante! Aí depois, aquele cheirinho de pão assando, perfumando a casa toda! E depois, comer um pão fofinho, levemente adocicado... E se tiver um pouquinho de canela, aaaahhh! Aí é tudo de bom!
Essa rosca é tudo isso, e ainda mais, porque tem cara de café dá tarde na casa dá vó!



Em uma bacia ou bowl grande, misture 1 lata de leite condensado, 30g de fermento fresco ou 10g de fermento biológico seco, a mesma medida da lata de água morna e 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Tampe com um pano de prato e deixe descansar por uns dez minutos.

Passado o descanso, acrescente 1/2 medida da lata de óleo, 4 ovos e 1 colher de sopa de manteiga. Misture e vá acrescentando aos poucos 1kg de farinha de trigo. Misture até incorporar e então sove a massa por dez minutos.

Prepare o recheio: em um bowl pequeno misture 3 colheres de sopa de manteiga, uma xícara de chá de açúcar e 1 colher de sopa bem cheia de canela em pó.



Agora vamos abrir a massa! Divida-a em 6 pedaços. Em uma bancada, polvilhe farinha de trigo e abra a massa com ajuda de um rolo, como se fosse uma pizza (cerca de 0,5cm de espessura). Espalhe o recheio em uma camada bem fina, e enrole a massa como um rocambole. Repita o processo com o restante dá massa. Coloque as roscas em assadeira untada e cubra com um pano, deixando descansar por 1h30min.

Passe, com a ajuda de um pincel, gema sobre as roscas (misture uma gema e 3 colheres de sopa de água).

Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos ou até dourar!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Frango ao molho de queijo

Não adianta! Aqui em casa o frango é a carne mais amada pelas crianças! Então, pra ter um franguinho com frequencia, mas sem deixar as ferinhas enjoadas, tem que usar a criatividade e fazer uns bem-bolados aí...
A receita de hoje é assim... aproveitamos o franguinho refogado e demos uma incrementada com u molho de queijo bem saboroso.




Pra fazer, basta cortar em cubos 500g de peito de frango, temperar com 1/2 colher de sopa de sal e pimenta do reino à gosto.


Enquanto isso, coloque no fogo uma panela de fundo grosso com 3 colheres de sopa de óleo. Deixe esquentar bastante e coloque os cubos de frango. Deixe eles lá, bem quietinhos, por cerca de 5 a 7 minutos. Só então vire os cubos, para que dourem do outro lado.

Aproveite o tempo que o frango doura e prepare o molho: em um bowl pequeno, acrescente 1 1/2 xícara de chá de leite, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1/2 copo de requeijão cremoso. Misture bem. Reserve.

Depois que o frango estiver dourado - observe que a panela ficou toda "escurinha"no fundo, retire os cubos e coloque em um refratário. Volte a panela ao fogo e coloque o molho reservado. Misture bem, e com a ajuda de uma colher de pau, vá desagarrando os queimadinhos do fundo da panela. Transfira o molho para o refratário, cubra com queijo muçarela ralado e leve ao forno para gratinar.

Sirva com arroz branco e batatas assadas! Fica incrível!

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Gelatina mosaico

Calor senegalês, mas a vontade de comer doce não passa! Então, pra refrescar e matar a vontade, vamos de gelatina mosaico! Receitinha que lembra muuuito a infância, também é uma boa pedida pra criançada que está de férias.


Escolha 4 sabores de gelatina de sua preferência, e reserve um pacote de gelatina de abacaxi, que será usado no creme (ao todo são 5 pacotes). Eu usei morango, framboesa, abacaxi e limão. Prepare cada uma delas, com uma medida reduzida de água: ferva, para cada sabor, separadamente, 150ml de água, misture o sabor escolhido (misturar bastante é super importante, assim não se formam aquelas "casquinhas"duras) e acrescente mais 150ml de água fria. Misture e leve em um refratário (cerca de 20x15cm) para firmar na geladeira. Repita o processo para todos os demais sabores, menos o de abacaxi do creme.

Depois que as gelatinas estiverem firmes, com uma faca, faça cortes na horizontal e depois na vertical, como um xadrez. Raspe com uma colher e solte os quadrados, transferindo-os para um refratário maior (cerca de 40x25cm).
Faça agora o creme: Prepare a gelatina de abacaxi, conforme as anteriores, depois de misturada, acrescente uma lata de creme de leite. Adicione este creme aos quadradinhos de gelatina, misture delicadamente e leve para gelar!
Se quiser, monte a sobremesa em taças individuais, fica muito lindo!