quarta-feira, 29 de março de 2017

Taça de ninho e kit kat

Porque doce é sempre bom, né?! E se for fácil de fazer, então, aí é só alegria!
Essa sobremesa é tudo isso e mais um pouco! Combina o gostinho inconfundível do leite ninho com o amargo do chocolate e a textura do kit kat! Impossível ficar ruim!




Comece misturando, em um bowl, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 7 colheres de sopa de leite em pó ninho. Depois, dissolva 1 sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor conforme as instruções da embalagem. Junte a gelatina à mistura de leite ninho e mexa bastante! Eu usei um batedor de arames e não ficou nenhum gruminho. Se preferir, bata tudo no liquidificador ou com a ajuda de um mixer. Coloque essa mistura em tacinhas e leve à geladeira para firmar. 

Prepare a cobertura: Derreta no microondas 100g de chocolate meio amargo e 50g de chocolate ao leite (vá colocando de 40 em 40 segundos, mexendo bem a cada parada, até que o chocolate esteja derretido. Coloque então 1 caixinha de creme de leite e misture bem. Coloque por cima do creme branquinho! Leve à geladeira novamente. Em 2 horas a mousse de leite ninho estará firme e o creme de chocolate super cremoso e geladinho!


Agora é a hora de acrescentar o kit kat piadinho! 2 barras de chocolate são suficientes! Sirva a seguir e receba os elogios!

sábado, 25 de março de 2017

Bolo Indiano de Festa

A receita de bolo favorita da minha filha mais velha, ever!
Todo aniversário dela é a mesma coisa! Bolo Indiano! E pra ele ganhar ares de festa, um recheio e uma cobertura deliciosos!




Para a massa, bata 6 claras em neve e reserve. Em outro bowl, bata bem 6 gemas 1 1/2 xícara de chá de açúcar e 1/2 xícara de chá de manteiga. Vai ficar um creme lindo, bem clarinho e fofo! Daí é só acrescentar 1 colher de sopa de canela em pó, 1 1/2 xícara de chá de farinha de rosca e 1 colher de sobremesa de fermento em pó. Misture bem e por ultimo acrescente, delicadamente, as claras em neve reservadas! Coloque em uma assadeira de 20cm de diâmetro, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, pré-aquecido a 180 graus, até passar no teste do palito!

Para o recheio, eu coloquei em uma panela de fundo grosso 2 latas de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga, 340g de chocolate branco. Leve ao fogo e deixe atingir o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente 1 lata de creme de leite. Misture e deixe esfriar. O ideal é deixar na geladeira por umas horinhas, pra ele ficar numa consistência mais fácil de trabalhar!

Faça a calda que irá umedecer o bolo: Misture 2 xícaras de chá de leite com 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sobremesa de canela em pó. Leve ao fogo para derreter o açúcar e deixe esfriar.

Na hora da montagem, forre a mesma forma usada para assar o bolo com papel manteiga (fundo e lateral). Corte o bolo em 3 fatias horizontas e coloque uma das camadas no fundo da forma. Regue com 1/3 da calda e coloque 1/3 do recheio preparado. Repita o processo lembrando-se que irá sobrar 1/3 do recheio, que usaremos para cobrir o bolo. Leve a forma à geladeira, para que tudo fique mais estruturado. Depois de umas 3 horas, você já pode desenformar o bolo e cobrir com o restante do recheio.


Decore com raspas de chocolate branco e polvilhe canela em pó por cima!

terça-feira, 21 de março de 2017

Arroz de forno com carne moída

Desperdício de alimentos não dá! Aqui em casa procuro fazer arroz fresquinho todos os dias. Mas chega uma hora que, de tanto juntar restinhos, tenho um potão de arroz cozido na geladeira!
Então tem que usar a criatividade e reaproveitar as sobras. E olha, vou falar a verdade: na maioria das vezes o resultado fica tão bom que acabo fazendo mais arroz de propósito, só pra sobrar e virar um outro prato!




Dessa vez o reaproveita veio em forma de arroz de forno com carne moída, e a receita é bem simples!

Comece com o molho de carne moída! Refogue 500g de carne moída em 3 colheres de sopa de óleo. Acrescente 1/2 colher de sopa de sal e pimenta do reino à gosto e mexa bastante, até que a carne perca o avermelhado (esse é o segredo pra uma carne moída bem soltinha!). Depois que a carne estiver bem douradinha, acrescente 1 cebola cortada bem pequenininha (ou ralada, se preferir!) e 4 dentes de alho picadinhos. Continue refogando e observe que vai ficando um queimadinho no fundo da panela. Sensacional! É isso que vai dar todo o sabor do molho! Quando estiver nesse ponto, acrescente 1/4 de xícara de chá de água e misture bem, raspando o fundo da panela para soltar todo o queimado. Continue refogando até que o queimadinho se forme novamente. Acrescente, então, 2 colheres de sopa bem cheias de extrato de tomate e 500ml de água. Misture e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. Acerte o sal e a pimenta e acrescente o que você gostar! No meu caso, eu coloquei milho cozido! Reserve.


Agora é só montar!

Você vai precisar de 200g de presunto e 200g de muçarela (pode ser ralada ou em fatias) e 4 xícaras de arroz cozido. Em um refratário coloque uma camada do molho de carne moída. Acrescente uma camada de arroz. Coloque mais uma camada de molho, 1 camada de presunto e 1 camada de queijo. Repita o processo finalizando com a muçarela. Salpique orégano e leve ao forno para gratinar!

domingo, 19 de março de 2017

Torta de limão no copinho

Coisa fácil, hein?! Não tem desculpa pra não fazer...
E servido no copinho, fica um charme, né não?




Eu juntei 1 lata de leite condensado, suco de 1 limão siciliano, suco de 1 limão tahiti e 2 colheres de sopa bem cheias de chantilly. Misturei tudo bem misturadinho!

Depois, bati 100g de biscoito maisena no liquidificador, até virar uma farinha. Coloquei 1 colher de chá dessa farinha no fundo de 1 copinho de 45ml. Acrescentei 2 colheres do creme de limão e por fim, 1 suspirinho mais lindo por cima!


No meu caso, essa mistura foi suficiente para 20 copinhos!


domingo, 12 de março de 2017

Frango Real

Parece trabalhoso, mas na verdade é um prato bem fácil de fazer, completo e que impressiona a valer!




Comece descascando 500g de batatas e em seguida corte-as em rodelas. Tempere com um pouco de sal e reserve.

Tempere com sal, pimenta e alho (se gostar), 500g de filé de frango. Mas não exagere, pode colocar menos tempero que de costume. Eu coloquei 1 colher de sobremesa cheia de sal, pimenta do reino e 2 dentes de alho amassados, mas você pode colocar o que gostar mais!

Prepare então o molho: Coloque 50g de manteiga em uma panela e leve ao fofo. Assim que derreter acrescente 1 colher de sopa de farinha de trio e misture bem. Deixe dourar e acrescente, aos poucos, mexendo sempre, 500ml de leite. Deixe ferver e engrossar e desligue o fogo. Coloque então 200g de requeijão cremoso, 1 lata de l\creme de leite e 1 colher de café de fermento em pó. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Se achar necessário, pode bater essa mistura no liquidificador, assim ficará bem homogêneo!

Agora vamos à montagem: Forre um refratário com as batatas. Cubra com uma parte do molho branco, arrume os filés, coloque presunto cortado em tiras (cerca de 200g), salpique queijo parmesão ralado (2 colheres de sopa) e queijo gorgonzola esfarelado (2 colheres de sopa). Cubra com o restante do molho branco e salpique mais parmesão ralado (2 colheres de sopa). Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio por 30 minutos. Retire o alumínio e deixe por mais 15 minutos ou até que esteja dourado.

Sirva com uma salada verde e arroz branco!!



quinta-feira, 9 de março de 2017

Drink para o final de semana

Eu não bebo... até tenho vontade, mas não consigo gostar do gosto de álcool, então fico procurando alternativas pra fugir do suco ou do refrigerante...
Daí que outro dia uma super amiga esteve aqui em casa, trouxe milhares de frutas, e nós experimentamos uma mistura que ficou simplesmente deliciosa! 



Coloque em um copo alto 2 morangos picados, 1 fatia de laranja e 1/2 fatia de abacaxi picado. Macere bem com a ajuda de um um socador para drinks. Coloque 4 pedras de gelo e complete com Schweppes Citrus. Por fim, coloque um fio de grenadine!

Outro dia repeti a dose por aqui, dessa vez com a presença da minha prima Ana @bemgourmet, e ficou sensacional! O marido não se fez de rogado e colocou uma dose de vodka! Achou incrível!

terça-feira, 7 de março de 2017

Pot Pie

Mais uma receitinha experta, praqueles dias de preguiça mor!
Tinha um franguinho desfiado congelado (quebra um super galho!) e fiz assim: Coloquei em uma panela 3 colheres de sopa de óleo e dois dentes de alho picado. Enquanto refogava o alho, coloquei 1 colher de chá de colorau. Misturei bem e acrescentei o frango desfiado (cerca de 500g). Mexi bastante e temperei com sal e pimenta do reino. Prontinho! 



Daí foi só colocar no fundo de um potinho (gosto daqueles ramequins para suflê), colocar uma camada de requeijão cremoso (já falei aqui, que gosto de usar da marca Tirolês) e por cima, cobrir com um pedaço de massa folhada. Para isso é só cortar a massa (daquelas que agente compra congelada!) no tamanho do seu ramequin e dar uma apertadinha contra as bordas do potinho. Daí é só colocar pra assar até dourar a massa! nesse esquema consegui fazer 8 potes!!

Fica suuper quentão, então não vá com muita sede ao pote, senão corre o risco de queimar o bico! #ficadica




domingo, 5 de março de 2017

Filé Mignon Suíno Assado com Molho Divino

Prato campeão quando o assunto é receber visitas - ainda mais que, por ser mineira, meus convidados sempre querem uma comidinha típica - o filé mignon suíno fica saborosíssimo depois de marinar no tempero e assar... e o molho que acompanha, é um show à parte!




Eu usei uma peça de 1,5kg de filé mignon suíno, mas pode ser lombo também, que fica delicioso!
Faça o tempero: No copo de liquidificador coloque 200ml de vinho branco, 100ml de óleo, 1 cenoura, 1 tomate, 1 maço de cheiro verde, 1 cebola, 4 dentes de alho, 1 1/2 colher de sopa de sal, pimenta do reino à gosto, 1 pitada de pimenta calabresa e 200ml de água. Bata tudo no liquidificador, até que esteja tudo bem homogêneo.



Agora vamos colocar a carne para marinar. Em um saco de celofane, daqueles próprios para irem ao forno, coloque a peça de carne e todo o tempero batido. Feche bem com o lacre que vem com o celofane e deixe na geladeira marinando. Quando eu estou super organizada, faço essa prearação com 3 dias de antecedência. Mas 1 dia somente já é suficiente.



Passado o tempo da marinada, basta colocar a carne no forno a 200 graus(dentro do saquinho mesmo), por cerca de 2 horas. Passado este tempo, retire a carne do celofane e volte-a ao forno, coberta com todo o líquido que se formou no interior do saquinho, para que possa terminar de assar e corar. O líquido se reduzirá e formará um molho simplesmente sensacional! Se você, como eu, curtir uma mineirice mesmo, vale assar uma porção de pães de queijo e rechear com a carne assada e um teco de molho... aiai... fica bom demais!!